O presidente da República, João Lourenço, empossou, ontem, quinta-feira, novos responsáveis do sector dos petróleos. Na cerimónia realizada no palácio da cidade alta, o Presidente conferiu posse a José Alexandre Barroso no cargo de Secretário de Estado dos Petróleos. Tomaram igualmente posse os membros do novo Conselho de Administração da Agência Nacional de Petróleo e Gás, presidido por Paulino Fernando de Carvalho Jerónimo.
Na ocasião, João Lourenço adiantou terem sido, nos últimos meses, tomadas medidas para tornar o sector cada vez mais forte, destacando, entre elas, a retomada do projecto de construção da “grande” refinaria do Lobito, da construção de uma nova em Cabinda, por via do concurso público e a ampliação da de Luanda.
Informou que se pretende, a partir de 2021, quadruplicar a actual capacidade de produção da refinaria de Luanda, embora antiga, “pode servir para reduzir a dependência, em termos de produtos refinados”. O Presidente acrescentou que a criação da Agência Nacional de Petróleo e Gás se impunha há bastante tempo, por ser prática internacional, a existência de empresas dedicadas à produção do crude, do gás e seus derivados, bem como uma agência com papel de concessionária nacional, responsabilidade anteriormente assumida pela Sonangol.
Fazem ainda parte do Conselho de Administração da Agência, Belarmino Emílio Chitangueleca, César Paxi Pedro, Natacha Alexandre Tavares Ferreira Monteiro Massano e Gerson Henda Baptista Afonso dos Santos.