Os empresários angolanos e franceses reúnem-se esta sexta-feira (03) num fórum de negócios que quer reforçar a cooperação económica. O encontro acontece à margem da visita do Presidente francês, François Hollande, iniciada quinta-feira (02.07), onde desembarcou por volta das 18 horas no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda.

O Presidente Francçois Hollande deve antes do fórum assinar vários acordos de cooperação com o homólogo angolano José Eduardo dos Santos, ao que se vai seguir uma declaração conjunto à imprensa.

Na noite de quinta-feira, François Hollande reuniu-se com a comunidade francesa em Luanda, tendo na ocasião expressado o apoio do Estado aos cidadãos trabalhadores da sua pátria que em Angola participam na recostrução e desenvolvimento económico nacional.

Aos franceses, François Hollande disse que apoios intitucionais e outros vão ser também reforçados com a sua presença em Luanda, que é um tributo ao Presidente angolano, pois que em Abril de 2014 o Presidente José Eduardo dos Santos se deslocara à França também para impulsionar as relações entre os Estados.

Dados mais recentes apontam que a França foi, em 2014, o nono destino das exportações angolanas, com 191.108 milhões de kwanzas (1,4 mil milhões de euros) e o oitavo nas importações, com um total de 113.480 milhões de kwanzas (837 milhões de euros).

No quadro dos investidores locais, a França ocupa a terceira posição. Nos íltimos 10 anos, investiu mais de 10 mil milhões de euros.