O administrador municipal do Alto Zambeze, Alexandre Paulino Bumba, exortou nesta quarta-feira, em Cazombo, ao investimento privado na região, tendo em vista o desenvolvimento económico sustentado daquela municipalidade com terrenos férteis e rico em mineiros.
Alexandre Bumba falava à Angop em véspera da visita de algumas horas do Presidente da República, João Lourenço, a Cazombo, sede do município do Alto Zambeze, o mais extenso da província do Moxico, com 48 mil 356 quilómetros quadrados e conta com uma população de cerca de 100 mil habitantes.
Prometeu apoio institucional e facilidades na cedência de terrenos aos investidores interessados na exploração agrícola e mineral da região.
Sublinhou que o município, que já foi um celeiro na produção de arroz, precisa de investimentos para garantir a auto-suficiência alimentar e exportar os excedentes.
Por sua vez, a administradora municipal de Camanongue (Moxico), Ana Filomena Chipóia, apelou hoje, naquela localidade, o empresariado nacional, e não só, a investir na exploração do potencial existente no domínio económico e produtivo que a circunscrição oferece.
O Moxico possui produção de lavoura temporária assentada em massango, batata-doce, girassol, vielo, arroz, mandioca e milho. Já na lavoura permanente regista-se a produção de citrinos e goiaba.