O sector da distribuição ainda é dominado, desde há alguns anos, pelos supermercados Candando, Kero, Maxi, Alimenta Angola e Shoprite, como os de maior visibilidade.
Este ano, ganhou mais competitividade com a entrada de novos “players” e o alargamento de opções com as lojas de proximidade que são uma nova estratégia de ir ao encontro do cliente em estrutura mais simples e menos onerosas na sua conservação e administração.
A entrada da sétima loja Fresmart e do Shopping Talatona são sinais de uma herança de maior competividade e mais serviços que o sector assume para o próximo ano de 2020.
Aliás, em 2019, Raúl Mateus, proprietário da rede Pomobel e também presidente da Associação dos Distribuidores, fez questão de assumir os grandes desafios deste segmento, que passa pela maior oferta de bens, sobretudo no interior, onde o comércio ainda é, dominado, maioritariamente, por lojas precárias e agentes não formalizados.

TALATONA SHOPPING


Situado no coração da região que mais desenvolve, o Talatona Shopping diferencia-se no mercado por diversos motivos, tais como: presença de marcas internacionais inéditas em Angola, mix de elevado padrão, supermercado gourmet, galeria de arte, zona recreativa com diversos jogos e passatempos, praça de alimentação com zona coberta e esplanada, entre outros.
Em relação à sua infraestrutura, o Talatona Shopping conta com 04 pisos, que estão ligados por escadas rolantes e elevadores padrões e panorâmicos. O projecto moderno e inovador contempla uma fachada em vidro e um pé direito alto que projectam iluminação natural.

FRESMART


No âmbito da diversificação da economia e o fomento de novos postos de trabalho, o grupo Newaco, SA inaugurou mais um supermercado da rede Fresmart, com mais de 8 mil metros quadrados. O mesmo gerou mais de 200 postos de trabalho. Está situado na Zona Sul de Luanda, município de Talatona, bairro da Fubu. O administrador do município, Ermelindo da Silva Gonçalves Pereira, fez o corte da fita.
Segundo o CEO do grupo Newaco, Lalani Prayesh, “o grupo existe desde 2005 e tratou-se da 7ª loja que o grupo empresarial inaugura em Luanda.
Os gestores avançam que os próximos investimentos serão no Dundo, Malanje e Cabinda. O grupo vai criar um plafond para a aquisição dos produtos dos camponeses e fazendeiros, ou seja prioriza a produção nacional”.
O operador é especializado na comercialização de congelados e refrigerados de carne bovina, suína, aves, carnes entre outros.