Roteiros turísticos
Criada há dois anos com o propósito de alavancar o sector do turismo e hotelaria na região sul (Huíla, Namibe, Cunene e Cuando Cubango), a Associação dos Promotores e Operadores de Turismo (HOTOUR), passa a propor por cada estação climática um roteiro turístico
composto por seis sítios.
Nesta época do ano, a proposta incide na Fenda do Bimbe, Missões, Fumadores, Serra da Leba e Ludovice, locais da região Sul com encantos interessantes e de fácil acesso.
O roteiro já preparado constam 32 pontos turísticos, entre os quais paisagens naturais, sítios históricos, entre outros.
O presidente da HOTOUR, João Lopes, considera premente o incentivo das várias facetas do turismo, destacando o turismo de aventura, do mato, pesca, viagens para pesquisas científicas e outras, tidas como virgens no país.
“A questão da segurança a muito que deixou de ser preocupação assim como as vias de acesso em certos casos”, revelou.
João Lopes considera igualmente ser já necessário apostar-se na massificação de guias turísticos a começar nos pontos mais visitados para orientar e explicar a história dos pontos muito concorridos e até propor aos visitantes outros espaços interessantes a conhecer.
Mais formação
Apelou aos estabelecimentos de ensino públicos e privados a incluírem nos seus currículos académicos cursos ligados a hotelaria e turismo por ser uma área promissora em tempo de paz.
“Precisamos de nos organizar mais neste sector de modo a evitar que os turistas andem sozinhos nas avenidas ou que seja ele próprio a
descobrir a área onde está”.
A HOUTUR vai igualmente sensibilizar as unidades hoteleiras da região Sul a criarem pacotes específicos alinhados com as agências de viagem nacionais e estrangeiras a cada época do ano. “Urge criar condições que de facto cativem gentes do país e além fronteiras”, disse.
Se as agências de viagem e as unidades hoteleiras, exemplificou, passarem a conceber pacotes especiais nos meses de Maio, em honra ao aniversário da cidade, Agosto época das festas de Nossa Senhora do Monte e, Outubro, peregrinação à Mamã Muxima do Toco, haverá mais visitantes de todo o lado do mundo.
“Os pacotes especiais são capazes de atrair mais turistas se os preços de viagem, hospedagem, alimentação, táxi e outros serviços forem mais acessíveis”, argumentou, para acrescentar que às vezes é ter casa cheia e ganhar o razoável do que casa vazia porque os preços
afugentam os clientes.