A novidade mais recente, introduzida pela administração da cooperativa, é o da implementação do “cartão alimenta”. O mesmo consiste em facilitar a aquisição de bens alimentares de primeira necessidade num plafond de 30 a 100 mil kwanzas numa superfície comercial parceira do projecto.
Além do micro-crédito, os membros da instituição beneficiam também de outros serviços, como “créditos especiais” com taxa de juros bonificados nos bancos parceiros e consultas de oftalmologia com descontos de 15 por centos do preço habitual nos centros ópticos aderentes.
A cooperativa de crédito “Coocrefp” tem a missão de cultivar o espírito de solidariedade para melhoria das condições económicas e sociais das famílias, e é uma instituição financeira não bancária independente, criada pelos funcionários dos órgãos auxiliares da Presidência da República e supervisionada pelo Banco Nacional de Angola (BNA), que a licenciou em 2014.
A lei das instituições financeiras fixa que uma cooperativa de crédito é uma instituição financeira não bancárias autorizadas a recolher depósitos de seus associados e a realizar operações de crédito com os mesmos conforme regulamentação própria. As instituições financeiras não bancárias só podem efectuar as operações permitidas pelas normas legais e regulamentares que regem a respectiva actividade. RH