A sexta região tributária que compreende as províncias do Cunene e Cuando Cubango querem reforçar os programas de vigilância e controlo das actividades comerciais ao longo das fronteiras e não só, para melhorar as receitas tributárias na região. Em função disso, as suas direcções realizaram recentemente uma reunião, coordenada pelo director dos serviços regionais, António Gourgel, para auscultação, interacção, concertação com os técnicos e divulgação dos instrutivos que regem a Administração Geral Tributária (AGT).
A reunião abordou os procedimentos a adoptar para o funcionamento dos armazéns afiançados e a reposição do grupo móvel de apoio e dos postos das encomendas fiscais. No final foi recomendada a implementação de acções formativas para os técnicos alocados a acompanharem os trabalhos ou transacções efectuadas pelos responsáveis dos armazéns afiançados junto da AGT.
Recomendou-se, igualmente, a coordenação da actividade do grupo móvel de apoio (GMA), que fica a cargo do departamento dos serviços aduaneiros, assim como a melhoria do trabalho do piquete do aeroporto de Ondjiva, com maior incidência
para as encomendas postais.
O director regional apelou a todos a sacrificarem-se mais pelo alcance dos objectivos traçados pelo Executivo, a criar estratégias para catapultar a receita da região e a observar-se minuciosamente os dados estatísticos e as percentagens alcançadas, tendo em atenção as metas prevista para o primeiro semestre.
O encontro contou com a presença dos chefes do GADR, da DASC, do Posto Aduaneiro de Santa Clara e de Secções da DASC, além dos técnicos do departamento dos serviços aduaneiros e do GMA.
A Sexta Região Tributária é um dos sete serviços regionais da AGT, o organismo que tem por missão fundamental propor e executar a política tributária do Estado, assegurando o seu integral cumprimento, administrar os impostos, direitos aduaneiros e demais tributos que lhe sejam atribuídos. A ela cabe também estudar, promover, coordenar, executar e avaliar os programas, medidas e acções de política tributária, relativas à organização.