O Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola reuniu-se extraordinariamente, na passada sexta-feira, na sua sede em Luanda, com vista à tomada de medidas de política monetária, na sequência da aprovação da programação macroeconómica executiva para o ano de 2015, pela Comissão Económica do Conselho de Ministros.

De acordo com o comunicado final produzido pelo encontro, a programação macroeconómica para o ano de 2015 compreende os pressupostos que estão na base da revisão do Orçamento Geral do Estado (OGE) para o exercício corrente, e tem como principais indicadores de sustentabilidade a preservação da taxa de crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) em 6,6 por cento, a manutenção da taxa de inflação dentro do intervalo 7,0 a 9,0 por cento e do nível de reservas internacionais brutas em torno dos 6 meses de importação.

Decisões
Com base na análise efectuada à referida programação, o comité decidiu manter a taxa básica de juro - Taxa BNA - em 9,0 por cento ao ano. Foi ainda decidida a manutenção da taxa de juro da facilidade permanente de cedência de liquidez em 9,75 por cento ao ano. Já a taxa de juro da facilidade permanente de absorção de liquidez foi reduzida de 1,75 para 0,0 por cento.

Na ocasião o órgão de apoio e de tomada de decisões do governador do BNA reafirmou o seu compromisso de utilizar os instrumentos adequados para garantir a estabilidade dos preços na economia. Soube-se, no entanto, que a próxima reunião ordinária acontece na proxima sexta-feira (27).