Ao entrar-se nesses dias para um supermercado o susto é tal, pois contam-se as pessoas e os volumes de compras , um cenário completamente contrario ao que se viveu nos últimos dias de 2016.
Falta clientela ante uma exposição de produtos que sinaliza um equilíbrio entre a procura e -a oferta de bens no período festivo.
Parece ter funcionado a estratégia do sector do Comércio e seus parceiros. Longe das especulações habituais, embora também tenha diminuído a corrida às compras em relação aos outros anos, nas prateleiras por essa altura pode encontrar-se de tudo e mais um pouco.
Alguns produtos baixaram o custo em relação ao período festivo, talvez dentro de um programa de esvaziamento das prateleiras para novas aquisições, até porque com o fim de ano, também podem perder validade diferentes produtos. Com a recomendação de o consumidor ver e rever com rigor a data de caducidade dos produtos que adquire, a equipa do “Hora das Compras” aproveita para mostrar (no quadro ao lado) os melhores preços, para uma melhor decisão.

Vários produtos em promoção nos supermercados

O período pós-quadra festiva é propício para compras de bens que em grande maioria resultam do subir dos “stock” nessa época

As prateleiras dos supermercados continuam recheadas de “mimos”, brindes e outros consumíveis de forte procura por altura da quadra festiva.
A consequência imediata é o desatar de uma série de promoções, visando a diminuição dos actuais estoques existentes.
O que se pode ver na visita que esta equipa efectuou aos habituais supermercados, onde têm sido levantados os preços da semana, é que os cabazes, por exemplo, uma vez terminada a época natalina, enquanto não são desfeitas as caixas para as vendas em unidades, apresentam-se com preços quase à metade do que se cobrava há uma semana.
A aumentar a queda das caixas de bazes, além da fraca procura, está também uma maior preferência pelos saldos nos electrodomésticos, pois estes por essa altura parecem mais prender a atenção dos consumidores.
Mas, nota-se, contudo, que de entre os vários produtos em exposição, televisores e aparelhagens de som são apenas concorridos por refrigeradores (arcas, geleiras e frigobares).
Outro produto, cuja promoção ultrapassou as expectativas, foram aparelhos de ar condicionado  de varias marcas. Esvaziaram-se os estoques