A Administração Geral Tributária (AGT) pôs à disposição dos contribuintes um total de quatro (4) instrumentos de liquidação e pagamento dos impostos.
De acordo com uma nota à que tivemos acesso, trata-se do Portal do Contribuinte; o Call Center; a Repartição Fiscal e o Front Office.
O “Portal do Contribuinte” permite ao contribuinte via internet que acesse por via da referência do nome e do Número de Identificação Fiscal (NIF). Depois disso, com o nome e valor a pagar, é emitido um DLI ( Documento de Liquidação de Impostos) via electrónica.
No “Call Center”, o contribuinte actualiza os elementos do cadastro e solicita DLI e a respectiva Referência Única de Pagamento do Estado (RUPE).
Para a “Repartição Fiscal”, faz-se a entrega física e pessoal das Declarações e o pagamento das obrigações fiscais.
Já o “Front Office” é um aplicativo web (online), que possibilita que instituições do Estado ou Bancos Comerciais emitam DLI electrónicos.
Para a concretização destes instrumentos, os canais de pagamentos podem ser via ATM “multicaixa”, internet banking e agências bancárias.
A Administração Geral Tributária (AGT) tem desenvolvido funcionalidades para tornar mais eficientes os instrumentos de liquidação e pagamento de Impostos, permitindo assim um maior conforto dos contribuintes no cumprimento das suas obrigações fiscais.