Estratégias angolanas dos sectores público e privado sobre a promoção das trocas para o crescimento e desenvolvimento com os parceiros internacionais vão ser objectos de avaliação e discussão na edição de 2013 do Africa Finance & Investment Forum (AFIF/2013), que a cidade Suíça de Genebra acolhe entre os dias 13 e 14 de Junho.

Segundo uma nota de imprensa a que o JE teve acesso, a delegação angolana será integrada, entre as representações ministeriais por definir, pela Agência Nacional para o Investimento Privado (ANIP), a Associação Industrial Angolana (AIA) e a Federação de Mulheres Empresárias de Angola (FMEA).

Para a directora executiva e vice-presidente da EMRC, Idit Miller, toda a rede de apoio à realização do AFIF/2013 demonstra o reconhecimento e a importância internacional desta iniciativa.
Esta edição de 2013, que irá se incidir no tema “Promoção das trocas comerciais para o crescimento e desenvolvimento”, no seguimento da visão da comunidade internacional de que o comércio regional é indispensável para o crescimento económico sustentável a longo prazo na África subsahariana, pretende confirmar o seu estatuto de plataforma de referência para os países da lusofonia e a nível internacional.

A nota da organização destaca a parceria com organizações estratégicas para o mercado lusófono africano ligadas ao AFIF/2013, como são os casos do Instituto Espanhol de Comércio Exterior (ICEX) e a Agência de Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), entre muitas outras organizações públicas, associativas e privadas de todo o mundo envolvidos neste fórum de negócios internacional.
Devem estar também presentes no certame, a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços do Sotavento e a Associação de Jovens Empresários, ambas de Cabo Verde, as quais ao seu nível vão também, afincadamente, trabalhando para uma melhor divulgação e promoção do AFIF/2013.

Parcerias
Este ano, o fórum é organizado em colaboração com o IFC, o World Bank e o Afreximbank (Trade Finance Bank for Africa). Espera-se no certame a presença de mais de 200 participantes no AFIF/w2013, onde também irão ser organizadas business-to-business (B2B), reuniões pré-agendadas sob medida de forma a potenciar o sucesso de parcerias de negócios que venham a decorrer durante este evento.

Na visão dos promotores da iniciativa, as parcerias irão oferecer aos participantes maiores e melhores oportunidades de acesso aos líderes empresariais africanos e europeus e ganhar acesso directo e pessoal a representantes da banca, peritos financeiros e directores do sector privado para que se realizem negócios concretos e se criem oportunidades reais de parcerias durante o fórum de Genebra.

Oficiais do Governo, peritos, líderes empresariais, empreendedores e a sociedade civil estarão representados ao mais alto nível e medidas concretas serão propostas para as Pequenas e Médias Empresas (PME) do continente africano, com um foco particular em finanças e sustentabilidade.

Neste enquadramento, a escolha da cidade de Genebra deve-se ao facto desta ser conhecida como um dos mais importantes centros financeiros do mundo e sede da Organização das Nações Unidas (ONU) na Europa. É, igualmente, uma plataforma internacional de confluência de participantes vindos de toda a África, Europa, Ásia e América.
A EMRC promove ainda, entre os dias 11 e 12 uma formação pré-fórum, sob o tema “Apresentar um plano de negócios a potenciais investidores”. A formação é dirigida a um grupo limitado de participantes, quer com negócios em curso ou ideias bem estruturadas de projectos de negócios, e que pretendam encontrar financiamento e outros apoios para todos os seus projectos.

Sobre a EMRC
Fundada em 1992, em Bruxelas, a EMRC é uma associação sem fins lucrativos internacional composta por uma rede de empresários, financiadores, consultores e funcionários com base em todo o mundo. A missão da EMRC é contribuir para o desenvolvimento económico sustentável do sector privado em África e para impulsionar a mudança regional através de parcerias.

O que é o AFIF
O Africa Finance & Investment Forum (AFIF) é um evento anual de negócios organizado no âmbito das actividades de EMRC International, que visa reforçar o sector privado em África, incentivando o empreendedorismo e atrair investimentos para o continente Africano. O AFIF tem um duplo objectivo: reforçar as capacidades financeiras do sector privado africano e promover a criação de novas parcerias, através da promoção de projectos conjuntos e as relações comerciais Norte-Sul e Sul-Sul.


Leia mais sobre outras notícias da actualidade na edição impressa do Jornal de Economia & Finanças desta semana, já em circulação