O Banco Angolano de Investimentos (BAI) foi galardoado, em Novembro, em Londres, com o prémio de melhor banco em Angola em 2013, atribuído pela revista internacional The Banker.

A cerimónia que teve lugar no dia 28 serviu para o BAI ser classificado como um dos bancos que melhor geriu a entrada em vigor do novo regime cambial para o sector petrolífero, assinalando a agilidade do banco relativamente à velocidade com que se adaptou às novas condições do mercado bancário nacional.

Foram apontados como factores chave para a atribuição do prémio, a capacidade do provisionamento do banco para o crédito vencido, a sua agilidade no ajustamento às alterações do mercado e à gestão de risco, incluindo a criação de gabinetes dedicados ao acompanhamento e conformidade (compliance), assim como a recuperação de crédito.

Refere que o ano de 2012 foi particularmente difícil para a maioria dos bancos angolanos, sendo que o BAI viu os seus lucros líquidos caírem 15 por cento (face a 2011).

A nível nacional, na mesma data, o banco arrebatou o prémio Sírius, na categoria de melhor programa de desenvolvimento de capital humano.