O adminsitardor do Banco Nacional de Angola (BNA), Pedro Castro e Silva, vai proferir no próximo dia 12, numa das unidades hoteleiras de Luanda, uma palestra subordinada ao tema “Boas práticas na concessão de crédito”.
Numa iniciativa da Rede Inovar, o evento é encarado como uma oportunidade para que se possa compreender sobre o papel social do crédito bancário.
A nota da organização explica que “o crédito bancário mais não é do que uma modalidade de empréstimo de dinheiro. As instituições financeiras devem observar medidas que evitem e minimizem o risco de incumprimento dos créditos concedidos, promovam a protecção do consumidor dos serviços financeiros e o desenvolvimento do sistema financeiro angolano”, lê-se.
Espera-se que o orador faça a exposição do tema durante 45 min e o restante do tempo ficará reservado para que os participantes exponham as suas dúvidas e interajam com Pedro Castro e Silva.
“Pretendemos obter uma abordagem prática e ao mesmo tempo bibliográfica para melhor compreensão dos participantes”,acrescenta.
A questão das boas práticas na concessão de crédito é uma campanha que o Banco Nacional de Angola está a desenvolver através de órgãos de difusão, campanhas publicitárias e sessões de esclarecimentos.
O objectivo é sensibilizar a banca e os clientes sobre a adopção de um comportamento mais ético e com sentido de responsabilidade no acordo de cedência de crédito, pois que a inobservância de regras, nos últimos anos, fez subir para níveis altos o crédito mal parado na banca angolana.IL