O Banco de Poupança e Crédito (BPC) lançou, recentemente, um novo serviço de apoio ao cliente, o qual consiste em bloquear o levantamento de valores monetários nas caixas pela utilização de cartões extraviados ou roubados.

Para que tal aconteça, este programa do banco público disponibiliza uma linha telefónica, no caso o número 226444000, que funcionará 24/24 horas, incluindo feriados e finais de semana. Por via dessa linha, os clientes apresentam o pedido de bloqueio de todas as transacções na rede, bastando apresentar o número de série do cartão, e informar a razão da solicitação do bloqueio.
O cancelamento, segundo fonte do banco, é processado na hora.

Com está medida o BPC pretende evitar que os seus clientes percam valores monetários a favor de assaltantes, muitos dos quais praticam as suas acções em pleno dia quando os cidadãos se dirigem às caixas electrónicas para efectivarem levantamentos ou outras operações.

Do lado dos clientes, a referida medida foi recebida com bastante agrado, porquanto consideram uma medida acertada em face à onda de assaltos que são feitos por meliantes, muitas vezes, à mão armada. Em outros casos, os desvios dos cartões são efectuados por familiares.

Ao cidadão Mário Viegas foi-lhe roubado o respectivo cartão multicaixa numa sexta-feira quando realizava um levantamento nas caixas automáticas. Como naquela altura não havia este serviço de apoio, perdeu 120 mil kwanzas até o momento que  procedeu ao cancelamento do cartão, que só ocorreu numa segunda-feira.

“Perdi o cartão e o telefone onde tinha a senha. O assaltante conseguiu levar este valor porque não tinha como cancelar o cartão durante o fim-de-semana, e quando o fiz na segunda-feira, já havia limpado a conta toda”, disse.

Outra situação semelhante é a da senhora Antónia Pacavira. Foi roubada num sábado numa das ruas da cidade capital. Perdeu quarenta mil kwanzas até ao momento em que foi efectuar o cancelamento do cartão.

“ Fui assaltada, levaram a carteira em que estavam todos os documentos. Eles conseguiram tirar este valor porque na pasta continha cartões com o código pin  e, tratando-se de um final de semana, não deu para bloquear o cartão. Na segunda-feira, encontrei a conta Já desfalcada”, disse.

No seu portfólio de produtos, o  BPC conta com várias ofertas tidas por inovadoras, casos do BPC lua-de-mel, fim de formatura, BPC gestante, crédito ao consumo e o BPC saúde.