A receita com o Imposto Predial Urbano em 2018 foi de 31 mil milhões de kwanzas. Em 2017, a receita ficou estimada em 27 mil milhões. Estes indicadores são as bases indicativas da Administração Geral Tributária /AGT) de uma colecta mais rica em 2019, até porque cresce a consciência de cidadania fiscal dos contribuintes.
A Administração Geral Tributária arrecadou quatro mil milhões, 764 milhões, 728 mil 999 kwanzas, com a cobrança, nos últimos 29 dias, da primeira prestação do Imposto Predial Urbano (IPU) sobre a Renda e Património, tendo um aumento na ordem dos 15 por cento.
Para esta contribuição fiscalm, os imóveis com valor patrimonial até cinco milhões de kwanzas, desde que não arrendados, estão isentos do pagamento do IPU e acima deste valor, aplica-se uma taxa de imposto de 0,5por cento.
A segunda prestação das contribuições do Imposto Predial Urbano (IPU) são pagas até 31 deste mês, segundo a Administração Geral Tributária (AGT).
Esta obrigação que se subdivide em duas modalidades, de património e de renda, é paga em duas fases. A primeira a 31 de Janeiro e a segunda agora no final deste mês.
Para o IPU na modalidade de renda, os clientes com contabilidade organizada e que tenham feito retenção na fonte do valor têm a prerrogativa de liquidar este tributo no final de cada mês.

Novas cobranças
O imposto em cobrança é referente ao exercício de 2018 e a par do Predial Urbano, também deve ser liquidado até o final deste mês o Imposto Industrial Provisório para os contribuintes do grupo B.
De acordo com o calendário da AGT, as retenções dos tributos efectuadas pelos contribuintes do mês de Junho também são liquidadas neste período. A multa pela não entrega das declarações fiscais nos prazos previstos é de 50 por cento e quando excedem os prazos ou é autuado o contribuinte pela fiscalização agrava-se com outras penalidades.
Para facilitar e diminuir o tempo de espera dos contribuintes nas respectivas repartições, a AGT tem disponíveis canais multifuncionais entre os quais, pagamento via multicaixa ou pelo internet banking, desde que o contribuinte esteja registado no sistema On line de cadastro do Portal
do Contribuinte.
A Administração Geral Tributária dispõe ainda do terminal 923 167 272, para esclarecimentos e orientação para o pagamento deste imposto. IL