A Investe Grupo vai aplicar até Julho de 2011 cerca de 65 milhões de dólares na construção do Centro de Logística Talatona. O projecto, cuja fase inicial teve início em Outubro de 2009, está a ser coordenado e gerido pela própria empresa juntamente com a sua parceira, a consultora de projectos Progest.

O empreendimento está a ser construído num terreno de 36.000m², com 64 armazéns e 14 lojas, sendo 24 armazéns com 324,75m² e 40 armazéns com 270,40m², todos com escritório anexo e “pé direito” de 7,50 metros, o que permitirá a estocagem com paletes ou divisão do armazém em dois pisos. As 14 lojas têm áreas privativas variando de 277 a 467m².

O projecto está dotado de uma administração central com 400m², geração autónoma de energia, máquinas empilhadeiras para agilizar a carga e descarga de mercadorias. Ainda contempla reservatórios de água e gasóleo, vedação de todo o perímetro com muros de três metros de altura, sistema de prevenção e combate a incêndio, monitoramento de perímetro, área técnica para instalação pelo proprietário, de redundância de gerador, bem como equipamentos de refrigeração.

Os preços praticados dos espaços variam de acordo com o tamanho, o posicionamento e o tipo.

Preço de armazém

O preço médio de um armazém fica em torno de 1,2 milhões de dólares. A responsável da empresa, Raquel Chilingueno, disse que o conceito de Centro de Logística Talatona foi concebido após uma análise da vocação do terreno e foi elaborada uma pesquisa de mercado para definir a melhor alternativa imobiliária que pudesse atender aos anseios do empresariado nacional.

“A nossa intenção era conceber um produto que pudesse oferecer um especial atractivo de investimento na fase de lançamento e desenvolvimento, mas principalmente, que possa oferecer aos investidores a garantia de rentabilidade futura nas operações de arrendamento”, revelou.

Para ela, o CLT vem ao encontro das actuais exigências dos diversos ramos de actividades comerciais e empresariais, proporcionando a solução de problemas de armazenagem e fluidez na distribuição dos seus produtos, quer para os seus pontos de vendas, quer para a entrega ao cliente final.

“Pretendemos oferecer às empresas comerciais, um centro de distribuição e armazenamento dentro de Talatona”, afirmou a responsável. Para a responsável, o empreendimento imobiliário estará dotado de uma infra-estrutura de segurança e tecnologia que permitirá uma maior fluidez das entregas e abastecimento.

Benefícios

Na fase de construção do projecto, deverão ser gerados cerca de 200 empregos directos. Na operação dos armazéns, lojas e administração, vão ser criados aproximadamente 750 empregos directos.

Origem

A Investe Grupo Desenvolvimento é uma empresa de direito angolano vocacionada para o planeamento, desenvolvimento, estruturação e viabilização de empreendimentos imobiliários. No mercado há sete anos, e fazendo parte de um grupo de empresas que já tem 27 anos, a firma actua na identificação e desenvolvimento de oportunidades de investimentos e participações em negócios imobiliários de médio e de grande porte. Presta, também, assessoria de gestão e desenvolvimento imobiliário com atenção na busca de alternativas de investimentos aos seus parceiros e clientes ou através de uma participação accionista ou desenvolvimento próprio de projectos.