A cada vez mais elevada preocupação com a estética e com a saúde corporal e digestiva fazem com que se coma actualmente mais alimentos integrais.
Organizados em secções próprias nos supermercados, os alimentos integrais (açúcares, papas, bolachas, pães, óleos, etc, etc.), regra geral, chamam atenção pelo preço que o distingue de um outro aparente mesmo produto.
Custam três, quatro ou cinco vezes mais que os normais.
Ainda assim, repetidas vezes ouve-se os especialistas a recomendarem uso moderado destes ou doutros alimentos não integrais, pois defendem que o malefício de uma alimentação está também associado à sua ingestão exagerada. A nutricionista Upamba Paula, numa aula recente, lembrou que a receita do saudável é que a alimentação possa ser completa, equilibrada e variada.
Lembrou que a roda dos alimentos é composta por 7 grupos de diferentes dimensões, que reflectem o peso que cada um deles deve ter na nossa alimentação diária. Cereais e derivados, e tubérculos (28 por cento), hortícolas (23), fruta (20), lacticínios (18), Carne, pescado e ovos (5), leguminosas (4), óleos e gorduras (2).

Borrego e carne de vaca ao mesmo sabor do abate

Os talhos das lojas Shoprite estão, neste momento, a vender a carne de vaca e o borrego ao preço de 1.999 kwanzas.
É também o segundo preço mais baixo do total de quatro operadores do segmento de distribuição a retalho (ver no quadro levantado ao lado), numa posição que os promotores dizem desafiar o que está disponível nos matadouros de abate.
“Uma perna de borrego, costeletas caramelizadas e crocantes, ou um caril saboroso – nada é mais impressionante do que borrego (cria da ovelha e do carneiro com menos de um ano). A carne mais tenra de todas e rica em sabor que dão água na boca, o borrego é simplesmente a escolha do amante de carne quando se trata do entretenimento para o domingo. Ou qualquer dia, já agora”, dizem em prospecto.
No Shoprite, os talhantes habilmente formados asseguram fazer todo o trabalho preparatório para que o cliente já em casa se possa sentar e apreciar os elogios dos convivas. Garantem ainda que quer esteja a preparar um jantar de um dia de semana ou a organizar uma festa, as carnes dos talhos estão preparadas para rapida cozedura e pronta degustação.
Quando perguntamos sobre a preferência dos clientes com talhos à vista e com disponibilidade de degustação, o gestor de talho do Shoprite argumentou que a procura pelas carnes assadas que são vendidas nas suas zonas de comidas rápidas e restauração são provas da qualidade e da preferência de muitos por zonas mais reservas e com verificação fito-sanitária permanente seja interna ou externa. Como dizem, a primazia é entregar carne fresca aos clientes
todos os dias.