O Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola (CPM/BNA) reúne-se na próxima quinta-feira (28), contrariamente ao que estava previsto, isto é hoje, sexta-feira (22).
As reuniões do Comité de Política do banco central servem para que sejam tomadas decisões com forte impacto no mercado financeiro nacional e isso com bases nos indicadores regionais e internacionais de um modo global.
na última reunião, o CPM decidira pela eliminação dos cativos que os bancos comerciais exigiam aos clientes para que estes podessem solicitar a compra de moeda externa. Por outra, foi também o CPM quem decidira pela redução dos coeficientes de depósitos em moeda nacional, reservas que os bancos comerciais mantinham junto do banco central. A medida, bastante aplaudida pelos demais operadores do mercado financeiro, foram encaradas como uma resposta do banco central ao seu plano de melhoria da liquidez do sistema.
Enquanto órgão integrante da equipa económica do Governo de Angola, o Banco Nacional de Angola é responsável pelo controlo, através de políticas e medidas de políticas, do controlo da taxa de inflação. Nesta última reunião do ano, presume-se que a avaliação do comportamento da inflação e as medidas correctivas para um ano de 2018 mais fiável estará também no centro.