O novo embaixador da Turquia, Alp Ay, acreditado terça-feira última em Angola, apontou o estabelecimento de ligação aérea entre as capitais dos dois países, Istambul e Luanda, respectivamente, como uma das prioridades do seu consulado.
Alp Ay falava à imprensa no Palácio Presidencial, depois de ter entregado cartas credenciais ao Presidente da República, João Lourenço.
Para o diplomata, com uma carreira de 22 anos, o grande objectivo é ver a companhia turca voar para Angola.
Considera, igualmente, prioritário reforçar as relações entre empresários dos dois países e incentivar investimentos turcos no território angolano.
Alp Ay, com estatuto de embaixador residente, já trabalhou na República Checa, na Suécia, no Conselho da Europa e no Secretariado-Geral da União Europeia.
A Turquia é um país euro-asiático que ocupa toda a península da Anatólia, no extremo ocidental da Ásia, e estende-se pela Trácia Oriental (também conhecida como Rumélia), no Sudeste da Europa.
É um dos seis estados independentes, cuja população é maioritariamente turca.
Angola e Turquia estabeleceram relações diplomáticas em 1980, mas o início dessa aconteceu em 2008, ano em que foi assinado, em Ancara, o acordo de cooperação comercial, económica e técnica entre os dois governos.