A seguradora angolana “Universal Seguros” prevê para o exercício de 2014 uma facturação de 34 milhões de dólares (cerca de 3,4 mil milhões de kwanzas). A informação foi avançada pelo administrador delegado, Armando Mota.

De acordo com Armando Mota, para atingir os resultados em previsão, a empresa conta desde Dezembro último com três novos serviços, o reboque 24 horas/dia, a assistência jurídica aos clientes e o seguro de viagem.

Para o responsável, com a inclusão destes três novos serviços, a seguradora tem certeza que vai atingir, de igual modo, as metas previstas para 2014. Durante o exercício económico de 2013 a seguradora duplicou as receitas de nove para 23 milhões de dólares (cerca de 2,3 mil milhões de kwanzas).

Sobre o funcionamento dos novos serviços, Armando Mota assegurou que para se beneficiar dos serviços de reboque em caso de acidente, roubo ou furto, a empresa disponibiliza, imediatamente, uma viatura que retira o sinistrado do local até a residência ou oficina.

Crescimento
Segundo o administrador, o sucesso da empresa deve-se a proactividade comercial e a criação de uma rede de distribuição que possibilitou, um maior alcance dos clientes, além de conhecimento e, consequente, adesão aos serviços.

Por outro lado, Armando Mota lembra que o objectivo é trazer uma nova dinâmica no mercado segurador e satisfazer a demanda do mercado.

“O seguro automóvel consta entre os principais produtos mais solicitados com um total de 40 por cento da carteira de clientes”, afirma.

Conforme o mesmo, nos dois últimos anos a empresa pagou em indemnizações, cerca de 12 milhões de dólares (mais de 10 mil milhões de kwanzas).

De acordo com o responsável, face às inovações que a seguradora tem vindo a introduzir na sua grelha de serviços, as indemnizações estão a ser pagas no período não superior a oito dias úteis.

No âmbito da estratégia de expansão dos serviços pelo território nacional, em 2014 a Universal Seguros pretende chegar as províncias do Bengo e Benguela. Actualmente, a seguradora conta com duas agências em Luanda, as quais asseguram a prestação de um serviço optimizado e bastante qualificável, através de 55 trabalhadores.

Para combater as longas filas nas agências e levar os serviços às 18 províncias, a Universal Seguros lançou os serviços de pagamento via multicaixa, tornando-se deste modo, na primeira operadora a apostar na oferta deste modelo de atendimento.

Histórico
A Universal Seguros iniciou actividade em Outubro de 2011 e pretende contribuir activamente para o crescimento económico e o desenvolvimento social do país, através de uma oferta global e inovadora de produtos de seguro, orientados para as empresas e particulares.

Inovação e qualidade de serviço são palavras-chave para caracterizar o posicionamento da Universal Seguros, que pretende construir uma seguradora de Angola para os angolanos. A empresa, que tem como accionista maioritário a fidelidade e integra o grupo caixa geral de depósitos, pretende afirmar-se pela distinção da oferta, capacidade de serviço e como uma seguradora competitiva e de confiança para todos os seus clientes e demais parceiros.

A companhia disponibiliza, actualmente, mais de 40 produtos de seguro, quer para empresas quer para particulares. No entanto, é seu objectivo lançar a curto prazo seguros com coberturas inovadoras e de acordo com a realidade local. É por esta razão que lançou
o seguro de saúde “Unisaúde”, já considerado um produto inovador.

No segundo trimestre de 2013, a Universal Seguros abriu a sua primeira loja no centro de Luanda e em 2014 pretende expandir-se no território nacional. Além das já avançadas províncias do Bengo e de Benguela, a perspectiva expansionista abre como cenários alcançáveis as do Huambo e de Malanje.