O relatório parecer conjunto do balanço da execução do Orçamento Geral do Estado referente ao primeiro trimestre do ano em curso foi aprovado, na última quarta-feira, pelos deputados da 1ª, 4ª, 5ª e 7ª comissões da Assembleia Nacional. Foram 20 votos a favor, nenhum contra e cinco abstenções, segundo noticiou a Angop.
O relatório dá conta que, no decorrer do primeiro trimestre, as perspectivas de crescimento económico nacional registaram uma taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do sector não petrolífero de 0,4 por cento, enquanto o sector petrolífero e gás natural registou um crescimento negativo de 2,6.
O sector petrolífero registou uma produção aproximada de 126,6 milhões barris de petróleo, correspondendo a uma produção média de 1,4 milhões por dia.
A taxa de câmbio de referência do kwanza face ao dólar americano, no mercado primário, foi de 314,90 kwanzas/usd, apresentando um curso estável.
Os fluxos de arrecadação e aplicação de recursos do balanço orçamental, no decorrer do período em análise registou receitas no montante de kz 1.558.589 milhões e despesas avaliadas em kz 1.455.778 milhões, com um superávit orçamental de kz 102.811 milhões.