A Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG) instou na quinta-feira,em Luanda, às empresas de seguro a apresentarem os processos de pagamentos pendentes de resseguro, para serem apresentados ao Banco Nacional de Angola (BNA), de modo a sanar ou minimizar as suas dívidas com as resseguradoras internacionais.
O presidente do conselho de administração da Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG), Aguinaldo Jaime, fez este apelo durante uma reunião com os responsáveis das empresas seguradoras nacionais.
Referiu que todas empresas deverão fazer o levantamento das situações pendentes de pagamento na banca que tenham sido autorizadas pelo regulador em matéria de resseguro.
Entretanto, solicitou também às seguradoras nacionais a preparar a programação das responsabilidades em matéria de resseguro para 2018.
A ARSEG, acrescentou, está preocupada com a diminuição de oferta de moeda externa ao sector, à economia e ao sistema financeiro no geral, por criar constrangimentos à actividade seguradora.
“Com esta diminuição da oferta de divisas o sector está a sofrer no campo do cumprimento dos seus compromissos em matérias de resseguros, que é um mecanismo de dispersão de riscos, por incapacidade interna de suportar a sua totalidade, a seguradora nacional cede outra parte do seguro ao mercado internacional de resseguro”, disse.