O cadastro de novos contribuintes e a arrecadação de receitas para os cofres do Estado no município da Humpata começou a ser feito no novo posto fiscal, inaugurado, recentemente, pelo governador da Huíla, João Marcelino Tyipinge.
A abertura do posto fiscal consta da estratégia de alargamento dos serviços da Administração Geral Tributária (AGT), para os municípios do interior da 5ª Região, visando reduzir a distância percorrida pelos contribuintes para cumprir com as obrigações fiscais.
Os primeiros dias do funcionamento da unidade fiscal da Humpata foram marcados por enchente de pessoas singulares que afluiram ao balcão para obter o Número de Identificação Fiscal (NIF) destinados a abertura de contas bancárias e preenchimento de processos individuais e empresariais.
Apoiado por quatro (4) técnicos, o posto da Humpata resulta da identificação de potencialidades económicas. Além do processo de cadastro de novos contribuintes e arrecadação de impostos, o posto fiscal da Humpata procede a emissão do NIF à pessoas singulares e colectivas.
O município da Humpata é o terceiro da província da Huíla a receber o posto fiscal, com categoria de repartição municipal, depois de Lubango e Matala, que já dispõem de repartições municipais. A AGT prevê abrir nos próximos dias uma repartição fiscal no município de Caluquembe, que dista a cerca de 230 quilómetros da capital Lubango.