O sistema geral de tributação, instalado na Repartição Fiscal na cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, está a permitir a emissão de números de contribuintes em tempo real, num espaço de cinco minutos, quando antes levava mais de uma semana.

A informação foi dada, nesta segunda-feira, à Angop pelo delegado provincial das Finanças, João Diakondua, que realçou que o sistema instalado, desde o mês de Julho, vai também facilitar a cobrança de impostos e outras taxas fiscais.

“A emissão de números de contribuintes era feita apenas na Repartição Fiscal do Soyo, mas agora passamos a emiti-los também em Mbanza Kongo”, sustentou.

João Diakondua apontou como vantagens do sistema, o controlo, pela Direcção Nacional dos Impostos, do Ministério das Finanças, do movimento tributário diário, permitindo maior controlo das receitas arrecadadas.

Revelou ainda que, para agilizar o pagamento de impostos pelas empresas e singulares, foi montado também na Repartição Fiscal local um Balcão do Banco de Poupança e Crédito (BPC).

Em função a todo este cenário favorável, o delegado provincial das Finanças do Zaire perspectiva, para breve, a instalação deste mesmo sistema nos restantes municípios, designadamente Kuimba, Nóqui, Tomboco e N’zeto.

Pelo país, está em curso um amplo processo de modernização dos serviços da Direcção Nacional de Impostos (DNI), isso no âmbito do Programa Executivo para a Reforma Tributária (PERT).