O kwanza depreciou 1,20 por cento na semana passada no mercado cambial.
O intervalo face ao mercado paralelo reduziu-se ligeiramente, para 40,7.
De acordo com o estudo de mercado feito pelos analistas do BFA, relativamente à primeira metade de 2019, a informação prestada ao Mercado pela Agência Geral
Tributária (AGT) indica uma receita tributária total acumulada de kz 2,9 bilhões. Também de acordo com a mesma notícia, este montante representará cerca de 11 por cento a mais, face ao esperado no OGE. A principal contribuição para esta folga vem da receita petrolífera, que ficou 16 por cento acima do objectivo (kz 1,9 bilhões); a receita nãopetrolífera, por outro lado, ficou 4,0 acima do planeado.
O documento refere que a conta pública registou um ligeiro saldo positivo de kz 0,1 bilhãos, o que equivale a cerca de 1,3 por cento do PIB. O Balanço de Execução do Orçamento Geral do Estado referente ao 1T 2019 foi aprovado na semana passada pelas comissões de especialidade da Assembleia Nacional. Foram arrecadadas receitas no montante de kz 1,56 bilhões e despesas de 1,46 Bilhões.
Com base nos dados do Orçamento Geral do Estado Revisto de 2019 e ignorando os efeitos de sazonalidade, do lado das receitas, o valor arrecadado é 4,0 por cento acima do esperado e as despesas ficaram 2,6 abaixo do inicialmente esperado.
Os dados do BNA deram conta de uma quebra homóloga de 9,6 por cento nos registos das exportações de bens, do primeiro trimestre de 2019:
no total, fixaram-se em 8,7 mil milhões de dólares. A diminuição deveu-se essencialmente às exportações de petróleo bruto.