Tal estabilidade, que resulta de medidas precisas adoptadas por arganismos do Estado para regular o custo da cesta básica, sobretudo, segue um criterioso plano de acompanhamento.
Noutrora, era comum comprar na centralidade do Kilamba, por exemplo, um certo produto com diferente preço nas várias lojas espalhadas pela cidade, situação hoje menos visível.
Na pesquisa de preços que efectuamos nas lojas dos blocos A, D, K, G e R notou-se uma certa uniformização com ligeiras oscilações para cima ou para baixo numas e noutras.
Por exemplo, uma lata de leite em pó completo, vulgarmente chamada de leite gordo, da referência Nido de 1.800 gramas está a custar 4.400 kwanzas, preço que em certa medida fica até abaixo do que é disposto nos supermercados de referência (ver quadro acima). Ainda no leite, mas desta em líquido, com uma elavada oferta nas marcas “Essencial”, os preços nos supermercados estão, ligeiramente, abaixo dos que são evidenciados nas lojas dos locais citados, pois nos primeiros o pacote/embalagem da referência gordo e do meio gordo rondam entre os 270 e 325 kwanzas e nas lojas do Kilamba fixaram-se entre os 320 e os 400. Há ainda alguns armazéns nos arredores do Morro Bento que vendem-nos entre os 230 e os 287. IL