Quatro bancos comerciais, nomeadamente, Banco Privado Atlântico, Banco Caixa Geral Totta de Angola, Banco Angolano de Negócios e Comércio (BANC) e Millenium Angola, subscreveram recentemente, em Luanda, o acordo de adesão aos produtos Bankita (depósito Bankita e poupança Bankita a crescer).

De acordo com uma nota de imprensa do Banco Nacional de Angola (BNA), chegada à nossa redacção, estas quatro instituições financeiras juntaram-se aos nove bancos comerciais, Banco de Poupança e Crédito (BPC), Banco de Comércio e Indústria (BCI), Banco Comercial Angolano (BCA), Banco de Fomento Angola (BFA), Banco BIC, Banco Keve, Banco de Negócios InternaFinanças compromissocional (BNI), Banco Sol e Banco BAI Microfinanças, que em 2011 deram início ao projecto.

O projecto Bankita visa o incremento do acesso da população de menor renda aos serviços financeiros básicos, contribuindo para uma maior inclusão social e redução da pobreza, razão pela qual o BNA tem vindo a desenvolver uma campanha de educação financeira, com o objectivo de proporcionar um melhor entendimento sobre o sector financeiro, os serviços, os produtos financeiros, bem como os direitos e deveres dos consumidores.

A oferta de produtos financeiros inovadores ajustados às necessidades da população de menor renda é crucial para o incremento da adesão destes consumidores, contribuindo para o desenvolvimento do sector económico e financeiro do país.

O respectivo acordo foi assinado, pelo governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José de Lima Massano e os presidentes do Conselho de Administração e Executivo dos quatro bancos comerciais. O acordo prevê um período de 3 (três) meses para a implementação do projecto.

Em dois anos, o programa Bankita contribuiu para o crescimento da taxa de população bancarizada, actualmente na ordem de 50 por cento.

O depósito Bankita é uma conta de depósito à ordem, constituída mediante celebração do respectivo acordo, destinada a servir a população de menor renda, tendo como condições mínimas de acesso o depósito de 100 kwanzas, para a abertura da conta.

A poupança Bankita a crescer é uma conta de depósito a prazo que pretende incentivar a população a adquirir hábitos de poupança, ao mesmo tempo que remunera e protege os seus recursos financeiros, tendo como valor mínimo de depósito mil kwanzas.