A terceira sessão da Comissão Mista Namibia /Angola realizada de 11 a 13 do corrente mês, em Windhoek, destacou a necessidade de aprofundar a cooperação entre os dois países e povos.

De acordo com fonte oficial, ambas as partes enfatizaram o desejo mútuo dos governos e sectores privados de promoverem o desenvolvimento económico e social.

Na reunião foram analisados temas relacionados com energia, comércio, investimento, minas, águas, agricultura, pescas, finanças, telecomunicações, obras públicas, transportes, comunicação social, educação, género, saúde, assistência social, turismo, juventude e desporto, administração local e regional, artes e cultura, assuntos diplomáticos e jurídicos.

Segundo a fonte, as partes realçaram a necessidade da implementação célere dos compromissos assumidos e das decisões tomadas durante esta reunião.

No domínio da agricultura as partes manifestaram o seu desejo de continuar a implementar os mecanismos que facilitarão a produção e comércio de plantas, animais e produtos derivados entre os dois países.

Acordaram igualmente o aumento da cooperação nas áreas de controlo de doenças, formação e capacitação bem como colaborar nas áreas de conservação e gestão sustentável da fauna e flora ao longo da fronteira comum.

Relativamente aos projectos das águas, as partes expressaram a sua satisfação na cooperação existente e nos progressos registados na sua implementação.

Na área de comércio e investimento ambos os países comprometeram-se em aumentar a cooperação para a capacitação e formação, promoção de investimentos e troca de informação.

A delegação angolana foi chefiada pela ministra da energia, Emanuela Vieira Lopes e a namibiana pelo ministro da energia e minas, Erkki Nghimtima.

Durante a sua permanência na capital namibiana a delegação angolana manteve um encontro com o ministro das relações exteriores, Marco Hausiku e foi recebida pelo presidente da república, Hifitkepunye Pohmba.

A quarta sessão da Comissão mista Angola/Namíbia será realizada em Angola durante o terceiro trimestre de 2011, em data a acordar oportunamente pelos canais diplomáticos.