A Academia do Banco Nacional de Angola e e a WDR/Retail Banking Academy, do Reino Unido, realizaram, recentemente, no Museu da Moeda, em Luanda, um seminário sobre “A coordenação entre Política Monetária, Supervisão Bancária e Estabilidade Financeira”.
De acordo com a nota que o BNA publicoui na sua página de internet, o encontro ocorre no quadro de melhoria da legislação bancária que o banco central tem vindo a implementar.
“O objectivo último da política macroprudencial é evitar dificuldades no sistema financeiro, zelar pela estabilidade na economia real e manutenção dos empregos”. Esta foi uma das citações do palestrante Malan Mietveld, doutorado em economia e professor na Universidade de Columbia, proferida no seminário subordinado ao tema “Coordenação entre política monetária, supervisão bancária e estabilidade financeira”.

Exemplos que desafiam
O especialista em política monetária e fiscal, fundos soberanos e gestão de recursos naturais, apontou como exemplo de melhoria a Nigéria, país que está a recuperar as suas Reservas Internacionais Líquidas e sublinhou ser necessário “fixar a taxa de câmbio e, a nível da política fiscal, avaliar o quão flexível é a rede de distribuição de Angola”, considerando sectores estruturantes como a agricultura, pescas e indústria mineira.
Neste seminário alargado onde, além de gestores e chefias intermédias do BNA, participaram especialistas do Comité Nacional para a Estabilidade Financeira (CNEF), representado ao mais alto nível pelo seu Secretário-Geral Gilberto Luther, a sessão de perguntas e respostas foi bastante interactiva e rica em comentários.
O economista Lopes Paulo disse que existem problemas endógenos e exógenos na actuação do BNA e que é crucial que o Banco Central implemente outras das suas funções, para além da estabilidade de preços ou do controlo da oferta monetária.
Para o director do Departamento de Estatísticas, Sebastião Tuma, “a missão do Banco Nacional de Angola é preservar o valor da moeda e isto tem duas vertentes, a interna e a externa. A primeira tem a ver com o nível geral de preços e a segunda é a taxa de câmbio.
No final do seminário, Malan Meitveld congratulou os participantes, mostrando-se surpreso com conhecimento dos convidados sobre o contexto da economia nacional, pelo que recomendou às autoridades competentes que adoptem as melhores medidas de política monetária para o alcance da estabilidade financeira.