O Banco do Brasil pode começar a operar no mercado nacional nos próximos tempos, depois da autorização do Banco Nacional de Angola (BNA). A informação foi prestada pelo representante da instituição brasileira em Angola, Ângelo Roncalli em declarações ao Jornal de Economia & Finanças.

Ângelo Roncalli disse que todo o processo administrativo e legal está na posse das autoridades angolanas, estando apenas à espera da autorização do BNA para começar a operar no mercado nacional.

Segundo Ângelo Roncalli, o Banco do Brasil está implantado em Angola desde 2005, onde já possui um escritório de representação.
“Apesar de não estarmos ainda autorizados a realizar operações creditícias com o público, o banco tem ajudado as empresas que exportam mercadorias para o Brasil e vice- versa”, disse Ângelo Roncalli.

Segundo o gestor, para a realização dessas operações, o banco trabalha com o apoio das instituições bancárias sediadas em Angola na execução desse processo.

Apesar de ser uma instituição de capital público, ao contrário do Banco de Poupança e Crédito (BPC), o Banco do Brasil vai trabalhar nas áreas de grandes negócios e no segmento de investimentos para facilitar as transacções comerciais entre Angola e o Brasil no domínio empresarial.

Questionado sobre a dinâmica do mercado nacional, Ângelo Roncalli disse que o fluxo de bens e serviços em Angola é bastante aceitável, pois já permite a implantação de um banco de capital público neste segmento, visto que vai facilitar não só os empresários do Brasil, mas também os de outras nacionalidades que queiram exportar bens para o Brasil.

Segundo apurou o “JE”, o Banco do Brasil em Angola é o representante da África Subsahariana, enquanto o do Dubai responde pela ÁfricaarrecadaçãoMediterrânica.

Banco do Brasil S.A. (BB) é uma instituição financeira brasileira, estatal, constituída na forma de sociedade de economia mista, com participação da União Brasileira em 68,7 por cento das acções. Juntamente com a Caixa Económica Federal, o Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social, o Banco da Amazónia e o Banco do Nordeste.

Segundo dados do próprio banco, a empresa possui 15.133 pontos de atendimento distribuídos pelo país, entre agências e postos, sendo que 95 por cento de suas agências possuem salas de auto-atendimento (são mais de 40 mil terminais), que funcionam além do expediente bancário.

Possui ainda opções de acesso via internet, telefone e telefone celular. Está presente em maisde 21 países além do Brasil.

O Banco do Brasil possui 5 mil agências, estando presente na maioria dos municípios do país, com uma estrutura de mais 110 mil funcionários, além de dez mil estagiários, cinco mil contratados temporários e 4,8 mil adolescentes trabalhadores.

De realçar que o Banco do Brasil foi fundado a 12 de Outubro de 1808 é o mais antigo do Brasil e o maior da América Latina.
Taxa de inflação

A taxa de inflação em Angola manteve-se num dígito (9,11 porcento) durante o primeiro trimestre do ano em curso, tendo registado uma baixa de 2,02 porcento em relação ao idêntico período no ano anterior, refere o Memorando de Desempenho da Actividade do Executivo, referente ao primeiro trimestre de 2013.

O documento informa que durante o mesmo período, o nível geral do Índice de Preços no Consumidor (IPC) da cidade de Luanda, a capital, registou um aumento de 0,66 por cento, entre Fevereiro e Março últimos, contra 0,82 por cento, entre Janeiro e Fevereiro.

A base monetária em moeda nacional, kwanza, registou uma contracção de 11,41 por cento, no primeiro trimestre de 2013, reflectindo-se na redução das notas e moedas em circulação em 15,64 por cento, e da reserva bancária em 7,79 por cento.

O stock passou de 727 mil milhões, 236 milhões e 700 mil kwanzas, em Dezembro de 2012, para 644 mil milhões, 226 milhões e 770 mil kwanzas, em Março de 2013.

Os depósitos do sistema financeiro angolano expandiram 1,81 por cento, passando de três triliões, 551 mil milhões e 731,94 milhões de kwanzas, no quarto trimestre de 2012, para três triliões, 689 mil milhões e 594,14 milhões de kwanzas, no final do primeiro trimestre de 2013. Este avanço foi influenciado pelo aumento dos depósitos em moeda nacional, na ordem dos 3,02 por cento.

Com esta eventual entrada para breve, a banca comercial angolana deve contar com um total de 24 bancos licenciados no mercado.