O Standard Bank Angola foi agraciado com o “STP Award de 2012”, prémio concedido pelo banco alemão Commerzbank e que distingue a excelente qualidade nos pagamentos comerciais e nas transferências entre instituições financeiras.

O prémio STP (“Straight Through Processing”) reconhece o nível da arquitectura, métodos e equipamentos utilizados regularmente pelo Standard Bank Angola no ano transacto, que facilitam o processamento automatizado de transferências, em qualquer divisa, através das cadeias de pagamento internacionais.

O prémio criado pela instituição financeira global alemã destina-se essencialmente a encorajar e apoiar os bancos a conseguirem os maiores níveis possíveis de “Straight Through Processing”, que resultem num mais elevado nível de eficiência, em menores custos e em menos tempo de espera para os seus clientes nas transferências financeiras internacionais.

Pedro Pinto Coelho, CEO do Standard Bank Angola, destacando que este é já o sexto galardão internacional que a sua instituição financeira recebe desde 2010, quando abriu os seus primeiros balcões no país. Afirma que se trata também de uma confirmação de que o Standard Bank Angola e a sua equipa se encontram entre os melhores na área bancária em Angola: “O Standard Bank Angola fica satisfeito por ser escolhido pelos seus clientes como tendo o serviço mais eficiente, de melhor qualidade e com melhor segurança”, disse.

Pedro Pinto Coelho avança ainda: "Este prémio é particularmente relevante num momento em que estamos perante uma nova lei cambial para o sector petrolífero. Este sector tem a particular exigência de só trabalhar com bancos que permitem ter o sistema STP, e utilizá-lo nos pagamentos e nas transferências bancárias".

Por seu lado, Martin Hercules, representante do Commerzbank em Angola, pormenoriza que os STP são pagamentos processados electronicamente sem qualquer intervenção manual. Este prémio existe há vários anos e é atribuído em todos os países de importância estratégica para a instituição alemã, e apenas um STP Award por país. Neste caso, foi a primeira vez que o galardão foi concedido a um banco angolano – o Standard Bank, segundo as palavras de Martin Hercules, “entre todos os bancos angolanos correspondentes, teve a melhor qualidade de pagamentos” e “a melhor qualidade técnica dos serviços de ‘cash management’”.

Este responsável referiu ainda que o Standard Bank Angola e o Commerzbank são entidades financeiras e bancárias correspondentes – o que significa que o Standard Bank utiliza o Commerzbank para processar os seus pagamentos internacionais.

 

Sobre o Standard Bank Angola

Em Julho de 2005, o Standard Bank abriu escritório de representação em Angola e, em Novembro de 2009, foi aprovada a sua licença bancária. Seguiu-se, pouco tempo depois, a abertura da primeira agência do Standard Bank Angola. Seguindo a estratégia de expansão da rede, que já conta com 21 balcões e caixas automáticas em pleno funcionamento, em Março de 2013 foi inaugurada uma nova agência no Namibe, e durante o mês de Abril abriram as portas mais duas agências fora da capital, em Ondjiva, Cunene, e em Porto Amboim, no Kwanza Sul. 

Muito focado na banca de investimento a nível internacional, o Standard Bank posiciona-se em Angola como uma entidade bancária disponível para apoiar projectos de investimento estruturantes mas também disponível para apoiar as actividades de particulares e de empresas que necessitem de serviços financeiros eficientes e profissionais.