A Academia do Banco Nacional de Angola (BNA) realizou, de 7 a 11 de Agosto, o terceiro curso de Formação e Certificação em Supervisão dos Bancos Comerciais, no auditório Saidy Mingas do Museu da Moeda, em Luanda.
Nela participaram técnicos das várias áreas do banco central e das delegações regionais da Huíla, Benguela, Cabinda, Malanje e Huambo.
A formação foi realizada em parceria com a WDR Tranning and Consulting e a Retail Banking Academy (RBA) de Londres, instituições britânicas internacionalmente reconhecidas no âmbito da formação e da certificação para profissionais do sector financeiro.
A mesma teve como linha de orientação os melhores princípios e práticas na área da banca a retalho, tendo versado sobre temas como Ética, Compliance, Governação Corporativa, Estrutura Operacional, Análise das Demonstrações Financeiras Bancárias, Gestão Financeira, Quadro Camels, Avaliação e Gestão de Riscos (Crédito, Liquidez, Mercado, Operacional e Capital), Supervisão do Controlo Interno.
Esta formação enquadra-se na estratégia da administração do BNA que pretende reforçar as competências e a abordagem técnica dos seus profissionais em matéria de supervisão, recorrendo a estudos de caso e simulações, em conformidade com as exigências das melhores práticas do sistema financeiro internacional. A mesma destinou-se aos supervisores e colaboradores afectos aos departamentos de Supervisão Prudencial (DSI), Regulação e Organização do Sistema Financeiro (DRO), Supervisão Comportamental (DSC), Controlo do Sistema Financeiro (DCS), Departamentos de Risco, Estudos Económicos, Meio Circulante, Auditoria Interna, Controlo Cambial, Procuradoria dos Serviços Financeiros, Educação Financeira e aos gabinetes do governador e Relações Internacionais.