Essa estrutura simples facilita a realização de um determinado trabalho. Quando os projectos são mais complexos exigem sistemas que lhes assegurem o sucesso. Existem propriedades comuns a quase todos os sistemas eficazes. Um sistema de realimentação é eficaz porque informa às pessoas como elas estão a desenvolver as suas tarefas. Muitas vezes as pessoas não têm uma informação exacta de como estão a executar as suas actividades. O sistema de realimentação informa às pessoas sobre o nível do seu desempenho no momento e compara este nível com as metas a serem atingidas. Informa também a melhor maneira de atingi-las e conseguir um maior rendimento. Existem vários sistemas de realimentação: de contabilidade, controlo de administração, informação, etc. Alguns sistemas de realimentação criam fortes ressentimentos nos funcionários. São os sistemas de apuração de responsabilidade, controlo de administração, auditoria de desempenho e outros. Tais sistemas devem ser acompanhados com cuidado, pois podem até mesmo reduzir a produtividade. A realimentação de informações exactas é muito importante, entretanto a maneira como realizá-la é polémica. Os sistemas negativos usam informações para criticar, controlar ou descobrir falhas dos funcionários. isto causa ressentimentos. O sistema positivo, ao contrário, utiliza a informação para ajudar os funcionários a melhorar, a organizar e simplificar o seu trabalho. No sistema positivo, as informações chegam rapidamente ao funcionário, ajudando-o a evitar dificuldades, ao passo que o sistema negativo envia dados para outras pessoas. Isto resulta em críticas e em descobrir erros passados.

Existem dois tipos de realimentação: de frequência e de eventos.
A realimentação de frequência destina-se às tarefas repetitivas. Neste sistema, simplesmente é anotada a ocorrência do facto que está a ser monitorado.
A Lei de Gilg diz que: Qualquer coisa que seja preciso quantificar pode ser medida de algum modo que é superior a não medir nada. Os números gerados fornecerão meios para os funcionários sintonizarem os seus próprios desempenhos.