O tecnólogo em Gestão Financeira é um profissional valorizado no mercado de trabalho actual. Independentemente do ramo de actuação, qualquer empresa precisa de uma gestão eficiente dos seus recursos e de um bom planeamento de custos. O gestor financeiro actua nessas áreas e também em outras, o seu trabalho é fundamental para o crescimento da organização.

Mercado
O papel deste profissional é fundamental no crescimento e na estabilidade de empresas de todos os segmentos. É ele quem controla os gastos da organização, acompanha o fluxo de caixa, investiga os melhores investimentos e busca novas estratégias financeiras.
No mercado de trabalho, esse profissional é muito valorizado em épocas de instabilidade económica. Durante uma crise ou na recuperação económica de um país, é importante planear bem as finanças, aplicar os recursos em investimentos rentáveis e elaborar orçamentos detalhados. Na crise, é primordial ter uma boa gestão de contas.
Na área de planeamento tributário, o tecnólogo em gestão financeira é responsável pelo pagamento dos impostos devidos. Ele conhece o sistema tributário e elabora planos de redução de carga tributária, uma forma de economizar com impostos e taxas, respeitando as obrigações fiscais. Ele também pode actuar com auditoria e análise de crédito.
Os gestores financeiros que decidirem trabalhar por conta própria encontram oportunidades como consultores de finanças para empresas, auxiliando nas contas ou no planeamento tributário de maneira terceirizada ou também é procurado para orientar a abertura de novos empreendimentos.