Para isso utilizar a análise Pest é de extrema importância para o sucesso da empresa.
A análise Pest surgiu da necessidade de se estudar e tentar mensurar os factores macroeconómicos das regiões onde a empresa actua, sendo possível ser utilizado na análise das ameaças e oportunidades identificadas na matriz Swot. O termo Pest é um acrónimo para os termos política, economia, sociedade (social) e tecnologia.
Para montar uma análise Pest os seguintes factores devem ser observados. Do ponto de vista político, a estabilidade, o funcionamento do sistema jurídico, o sistema penitenciário, os riscos militares, a estrutura de regulamentação de negócios e a legislação de trabalho, são de extrema importância.
Por outro lado, a política de impostos, as normas técnicas de embalagem e segurança não podem ser descartadas.
Já do ponto de vista económico, é necessário ter em conta o modelo económico daquele país; os custos de oportunidade, o modelo cambial e os riscos financeiros. É também importante perceber como funciona o sistema financeiro, a taxa de juros média, os acordos financeiros existentes, a taxa de crescimento económico e a inflação. Outro elemento para se reter também é o ciclo económico actual, nomeadamente as questões de recessão, recuperação, crescimento; a disponibilidade de força de trabalho e de capitais variados.
No que toca aos factores sociais, a estrutura social, a relação entre ricos e pobres, a escolaridade média da população adulta, o nível de consciência ambiental, as peculiaridades culturais do país são também elementos de análise de risco.
No que diz respeito aos factores tecnológicos, os níveis de inovações tecnológicas existentes, os estímulos ao desenvolvimento tecnológico, a transferência, a população de técnicos, a taxa de difusão tecnológica e as perspectivas de melhoramento da oferta com o uso de novas tecnologias são preponderantes neste tipo de análise.
Obervados que estão os pontos da análise PEST, chega-se rapidamente a conclusão que são os pontos principais, na hora de preparar um processo de decisão para internacionalizar uma empresa.