Esse tipo de sucesso não ocorre ao acaso, trata-se do resultado de uma mentalidade que todos podem adoptar.
1-Tome decisões com 70 por cento das informações: É importante estar bem-informado, mas Jeff Bezos explica: “A maioria das decisões devem ser feitas com cerca de 70 por cento das informações que deseja ter. Se esperar até conseguir 90 por cento, na maioria dos casos, vai se atrasar”;
2- Ignore a competição: Muitos negócios se preocupam demais com o que os outros fazem, o que, muitas vezes, os leva a copiar os concorrentes. O pensamento de que o consumidor deve sempre ser a prioridade traz inovação e sucesso para a empresa. Como Bezos já contou, foi assim
que surgiu a Amazon Prime;
3- Abrace as pequenas possibilidades: Bezos disse uma vez: “Se houver 10 por cento de chances de um retorno 100 vezes maior, sempre aceite a aposta”. Deve tomar decisões ousadas para ser bem-sucedido. Apesar de não funcionar todas as vezes, irá aprender coisas que ajudarão no futuro;
4- Não seja uma Blockbuster: O sucesso de hoje não significa que o negócio será relevante no futuro, como o caso da locadora de vídeos Blockbuster. Preste atenção nas tendências para direccionar a mudança, e não reagir a ela. Desde o início, a empresa continua a se transformar para manter a relevância e sucesso;
5- Desenvolva uma cultura própria: A Amazon tem uma cultura própria que atraiu tanto críticas quanto elogios. Se esse modelo não funciona para todas as companhias, é adequado para eles. Pense na diferença entre ser um bom e um excelente gerente e, então, contrate funcionários
que se adaptem a esse molde;
6- Foque no progresso: Companhias muito grandes permitem que os processos acabem com o progresso. A Amazon, apesar do seu tamanho, ainda mostra disposição para experimentar. A empresa introduziu o serviço de entrega grátis no mesmo dia e chega, até mesmo, a fazer o delivery em uma hora com o Prime Now, além de ter lançado o Prime Video e o Prime Day;
7- Fuja do convencional: Romper com as práticas tradicionais de negócio ajudou Bezos a vencer. Isso permitiu que ele criasse uma nova forma de entrega após muitos antes dele terem falhado. A ideia, que parecia loucura na época, levou-o a embolsar milhões de dólares em vendas.
8- Deixe a burocracia de lado: Startups são cheias de inovação e de decisões rápidas, mas os negócios desaceleram à medida em que crescem, devido à burocracia.
Como explica o jornal The New York Times: “Desenvolver-se de um predador implacável para uma burocracia lenta é, exatamente, o que Bezos quer evitar que aconteça com a Amazon. A companhia deve sempre ter o ritmo de uma startup”. Manter essa mentalidade é essencial para continuar no topo;
9- Torne-se o mestre das falhas: Muitas vezes, o medo de tomar decisões erradas impede os negócios de inovar, mas, como já disse Bezos, “se fores bom em mudar o direccionamento rapidamente, estar errado talvez não custe tanto quanto se imagina”.Aprenda a falhar rapidamente e com baixo-custo, assim, a correção de erros não será um problema. Isso irá ajudar a aprender a lição e atingir melhores
resultados no futuro;
10- Pense a longo prazo: “O longo prazo é o que mais importa” é uma frase que apareceu na primeira carta de Bezos para acionistas. Como ele explica, todas as decisões deveriam “refletir constantemente esse foco”, desde investimentos a planos de crescimento. É importante ter essa abordagem para tomar decisões mais inteligentes e ter sucesso duradouro.