Em qualquer organização, seja empresarial, seja social, as pessoas são o factor determinante para concretizar os objectivos definidos pela empresa. Num artigo publicado por si, Vanderlei Moraes, gestor de recursos humanos, afirma que seleccionar bem o pessoal é lucrativo para as duas partes, ou seja, tanto para a empresa como para o profissional. “Uma boa selecção de pessoal resulta num bom profissional para a organização. A escolha de boas técnicas será o diferencial durante a selecção”, afirmou.

Quando a mão-de-obra já vem qualificada os gastos para a aprimorar são menores; em contra partida, para o colaborador, quanto melhor o seu potencial melhor será o seu reconhecimento perante a organização.

A competência dos empregados é a condição essencial para a competitividade e a sobrevivência das empresas. Por isso, saber escolher os colaboradores adequados é prover os meios para se ganhar as etapas da corrida e assim se distanciar dos concorrentes.

O que é recrutamento e selecção?
Recrutamento de pessoal é o conjunto de técnicas e procedimentos que tem por objectivo atrair candidatos interessados, potencialmente qualificados e capazes de assumirem cargos dentro de uma determinada organização. Através dele, a empresa divulga e oferece ao mercado de recursos humanos as oportunidades de emprego que pretende preencher.É responsabilidade da área de RH (recursos humanos) planear e implantar mecanismos que garantam um processo de atracção dos talentos necessários bem como definir e implantar políticas e ferramentas que garantam a escolha dos profissionais adequados.

O recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras dos recursos humanos da empresa. Esse recrutamento requer um cuidadoso planeamento, que depois pode ser executado internamente ou com oferta externa.O recrutamento interno é aquele que busca um perfil de profissional dentro da própria empresa para preencher uma vaga. Esse método permite realizar promoções e valorizar os quadros da empresa. Já o recrutamento é a forma de divulgação de uma vaga fora da empresa, para atrair candidatos externos. O preenchimento das vagas e oportunidades é feito através da admissão de candidatos externos.

De acordo com o professor e consultor Cleber Aquino, a selecção caracteriza-se pela investigação dos candidatos aprovados pelo processo de recrutamento com o objectivo de escolher os melhores candidatos. Inicia com as provas e testes de admissão ou com entrevistas aos candidatos. Uma boa selecção de pessoal resulta em bons profissionais para a organização.Importa referir que o processo de selecção, além de ser uma ferramenta que apresenta o colaborador à empresa, pode ser utilizado, quando bem aplicado como descoberta de talentos. Cabe ao gestor dos RH conhecer e estimular o entrevistado para saber se o mesmo tem potencial ou não, se tem o perfil da empresa ou não. Em toda a selecção, a entrevista pessoal é a que mais influencia na hora da tomada de decisão.