A influência sem autoridade é uma habilidade crítica para administradores de empresas e manter uma equipa, sem ser o chefe, requer uma combinação de forte gestão do fluxo de trabalho e habilidades de comunicação. Quando reúne isso com alavancas de influência, pode dominar os trabalhos mais complexos.
A autoridade é, sem dúvida, a maneira mais directa de influenciar os outros. Mas, se ser o chefe, há um tempo e um lugar para alavancar a autoridade, seja sua ou de outra pessoa. Por exemplo, chame os superiores se não conseguir resolver as principais pendências. Mas não antes de tentar resolvê-las individualmente.
Veja, abaixo, cinco formas para influenciar mesmo sem ser o chefe:
1. Tenha expertise: Expertise é um poderoso factor de influência, que significa disciplina, por exemplo, é fundamental quando diversas pessoas, de funções diferentes, actuam juntas num projecto. Use o seu conhecimento para embasar as suas recomendações e solicitações;
2. Informação: A informação é mais poderosa quando compartilhada. Influencie os outros dividindo o que sabe regularmente, de forma clara e concisa. Em grupos de trabalho complexos, papéis e responsabilidades podem ser confusos. A informação é uma via de mão dupla;
3. Recursos: Ter os recursos certos é um factor crítico para o sucesso da gestão. O uso criativo de recursos pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. Influencie o orçamento com exemplos de projectos anteriores e as habilidades, delineando os principais resultados, documentando os factores necessários para alcançar os resultados e influencie as pessoas, mantendo um controle sobre questões de carga de trabalho e priorização;
4. Relacionamentos: Conheça as pessoas e forme conexões e relacionamentos mais profundos. Isso permite que saiba o que esperar. Preveja reacções e atitudes e se prepare para objecções, em vez de ser pego de surpresa. As pessoas que confiam em ti estarão muito mais dispostas a segui-lo. Relacionamentos profundos e duradouros permitem que peça favores ocasionais. Finalmente, um sentimento de camaradagem também ajuda muito as pessoas a resolverem problemas juntas;
5. Atitude: A sua atitude, ou como trata as outras pessoas, é um dos factores mais importantes de influência. Seja honesto e directo. Um lapso na sua integridade custará a sua confiança por um longo tempo. Não desperdice o tempo das pessoas, esteja preparado e organizado. Comunique informações e urgências, mas não estresse o time. O seu tom de voz, a sua escolha de palavras e o reconhecimento de situações difíceis podem ser a sua arma mais poderosa.