Estar num palco e apresentar-se para uma multidão de milhares de pessoas pode intimidar até os maiores executivos. Já presenciei especialistas, que eram brilhantes nas suas áreas, entrarem em pânico atrás do púlpito. Um fracasso pode afectar a credibilidade de um líder. Mas, por outro lado, já vi personalidades mais reservadas tornarem-se palestrantes dinámicos. Então, qual é o segredo de uma palestra bem sucedida?Compartilhar a sua experiência no palco gera credibilidade para a sua empresa e marca pessoal. Suba pronto para cativar o público com uma palestra convincente, e uma história de cada vez. Eis as dicas para preparar uma palestra de sucesso:

1. Conheça o seu público - Não iria a um jantar sem conhecer os anfitriões, portanto, não deve participar de uma palestra sem saber quem está na sala. Além do básico, como o tamanho e o tipo do público, pense em quem está lá e por quê. Quais desafios eles podem enfrentar? Quais novas informações podem mudar as suas perspectivas? Como pode motivá-los a dar um passo em uma nova direcção?
Pesquise mais sobre a sua audiência;

2. Defina as suas três mensagens- Sim, apenas três. Se tiver mais do que isso, pode arriscar perder a atenção do seu público. Pense em três coisas que possam mudar a maneira como pensam sobre a sua área de especialização.

Especialistas são convidados para palestras porque eles são exactamente isso: especialistas. Não há dúvida de que sabe muito sobre a sua área. Quais tópicos únicos traz para a discussão? Capture os itens que o público só receberá de si.

3. Apresente dados e histórias- dividas os comentários segundo as suas três mensagens. Audiências engajadas querem um equilíbrio de dados práticos e histórias personalizadas. Todos já vimos apresentações carregadas de gráficos, portanto, sabemos que mostrar muitos dados é algo maçante.

Pesquise e apresente dados para sustentar o que defende. Coloque as informações em gráficos ou slides que possam ser facilmente compreendidos;

4. Use todas as suas ferramentaDependendo de quem estiver presente, o modo de dar uma palestra bem-sucedida pode variar. Utilize slides como uma sugestão visual de dados técnicos ou pode ter uma conversa moderada para estimular a conexão pessoal. Planee uma apresentação cheia de energia com um microfone sem fio ou solicite uma banqueta e um pedestal com microfone para permanecer em um ponto fixo. Prenda o público com um vídeo dinâmico, ou apresente fotos de alta qualidade para dar vida às suas histórias;

5. Prepare-se - Até mesmo os apresentadores mais experientes precisam praticar. Com cada novo público e local, uma palestra forte vem da repetição e do tempo do especialista. Pense na ordem do conteúdo para ter certeza de que está contando uma história coesa. Planee as frases-chave que se serão destacadas e ficarão com seu público.