1. Conheça o seu público - Não iria a um jantar sem conhecer os anfitriões, portanto, não deve participar de uma palestra sem saber quem está na sala. Além do básico, como o tamanho e o tipo do público, pense em quem está lá e por quê. Quais desafios eles podem enfrentar? Quais novas informações podem mudar as suas perspectivas? Como pode motivá-los a dar um passo em uma nova direcção?
Pesquise mais sobre a sua audiência;
2. Defina as suas três mensagens- Sim, apenas três. Se tiver mais do que isso, pode arriscar perder a atenção do seu público. Pense em três coisas que possam mudar a maneira como pensam sobre a sua área de especialização.
Especialistas são convidados para palestras porque eles são exactamente isso: especialistas. Não há dúvida de que sabe muito sobre a sua área. Quais tópicos únicos traz para a discussão? Capture os itens que o público só receberá de si.
3. Apresente dados e histórias- dividas os comentários segundo as suas três mensagens. Audiências engajadas querem um equilíbrio de dados práticos e histórias personalizadas. Todos já vimos apresentações carregadas de gráficos, portanto, sabemos que mostrar muitos dados é algo maçante.
Pesquise e apresente dados para sustentar o que defende. Coloque as informações em gráficos ou slides que possam ser facilmente compreendidos;
4. Use todas as suas ferramentaDependendo de quem estiver presente, o modo de dar uma palestra bem-sucedida pode variar. Utilize slides como uma sugestão visual de dados técnicos ou pode ter uma conversa moderada para estimular a conexão pessoal. Planee uma apresentação cheia de energia com um microfone sem fio ou solicite uma banqueta e um pedestal com microfone para permanecer em um ponto fixo. Prenda o público com um vídeo dinâmico, ou apresente fotos de alta qualidade para dar vida às suas histórias;
5. Prepare-se - Até mesmo os apresentadores mais experientes precisam praticar. Com cada novo público e local, uma palestra forte vem da repetição e do tempo do especialista. Pense na ordem do conteúdo para ter certeza de que está contando uma história coesa. Planee as frases-chave que se serão destacadas e ficarão com seu público.