Uma lista com os cinco melhores livros escritos por especialistas do mercado para ter sucesso nos investimentos foi publicada recentemente pela Forbes. Aprender com os melhores vale a pena, especialmente quando o assunto é investimento. Para pequenos investidores, por exemplo, a atenção está voltada para fundos negociados em bolsa e de índice mútuo.
Os custos são mínimos e existe muita liquidez. Além disso, é muito difícil estar à frente do mercado, quando muitos investidores profissionais tentaram e falharam. Já com fundos da bolsa, é mais difícil obter sucesso. Considere o seguinte: se investiu Usd 1.000 na Amazon.como quando a empresa virou pública em 1997, as suas acções valeriam hoje Usd dois milhões.Então, como virar um investidor melhor? Aqui está uma lista de livros excelentes que te podem ajudar:
Investidores como Warren Buffett, Stanley Druckenmiller, John Paulson e Bill Ackman já cometeram erros graves, mas ainda assim são incrivelmente ricos. Disposição para tomar decisões ousadas e aprender com os seus erros foi algo crítico para o sucesso deles. “Big Mistakes” é sobre isso. Mas não é só um resumo de como tudo deu errado. O livro também conta com conselhos esclarecedores que podem beneficiar o seu investimento.
Joel Tillinghast começou a sua carreira de investimentos na Fidelity em 1986, e alguns anos depois, virou gerente do fundo de acções de baixo valor da empresa. O investidor Peter Lynch foi seu mentor (ele também escreveu o clássico “One Up On Wall Street”, ou em português, “O Jeito Peter Lynch de Investir” ). No livro “Big Money Thinks Small”, Tillinghast dá detalhes sobre a sua abordagem de investimento, que envolve achar acções subvalorizadas e segurá-las a longo prazo. Ele também defende essa estratégia com vários exemplos da sua rica história com investimentos.
3. “Alpha” é o jeito sofisticado de se chamar um investidor que está constantemente à frente do mercado – depois de se ajustar aos riscos. É algo muito raro. No livro “Delivering Alpha”, Hilda Ochoa-Brillembourg mostra como ela alcançou esse mérito desde que fundou a gestora de investimentos Strategic Investment Group em 1987. Mesmo que o livro seja técnico, ele mostra estratégias claras de como decidir onde investir.
Ler relatórios financeiros pode ser entediante e até mesmo confuso, mas é uma habilidade fundamental para investidores. O livro “Financial Shenanigans” facilita o processo. Como sinal de sucesso, o livro está em sua quarta edição. Ele mostra vários casos sobre contabilidades enganosas, truques, deterioração de parâmetros fundamentais e até mesmo fraude – como da Enron, WorldCom, Tyco e do Lehman Brothers.
Um jeito de investir é prestar atenção em mega tendências. Elas normalmente envolvem transformações tecnológicas, como a internet, computação em nuvem e redes sociais. O livro “Predicting the Markets” de Edward Yardeni ajuda na análise dessas tendências. Lembre-se que, durante as últimas quatro décadas, ele teve um histórico sólido de previsão de grandes tendências. Apenas algumas incluem globalização e desinflação. Ele também é bom em prever reviravoltas no mercado.