Os CEO mudam de emprego, de empresa e se aposentam, e, nesses momentos, precisam de alguém para seguir os seus lugares. É importante que haja um plano de sucessão para que a organização não sofra impactos negativos com a mudança. Veja abaixo 5 passos para preparar a melhor transição.

1. Comece cedo — o quanto antes:
Embora a contribuição de uma equipa seja valiosa, encontrar o próximo CEO de uma organização é fundamental para a sobrevivência da companhia. Uma firma de consultoria de tecnologia, adoptou um processo de longo prazo para a sua recente troca de gestão. Tudo começou com a nomeação de Justin Bell para presidente, anos atrás;

2. Analise várias pessoas ao mesmo tempo - CEO são cruciais para gerir riscos. Para evitar um dos grandes, estude uma série de caminhos e sucessores para o líder. Jane Edison Stevenson e Victoria Luby, da Korn Ferry, sugerem uma abordagem geracional: sucessores potenciais cruzados nos níveis sênior, intermediário e de entrada;

3. Priorize a cultura (essência) em vez das habilidades - CEO transmitem a cultura da empresa para as suas equipas, bem como habilidades de liderança. Mona Smith, directora de consultoria de RH do Gaia, se coloca directamente ao lado da cultura. “A cultura é importante — habilidades podem ser aprendidas”, argumenta. De facto, ela sugere que os candidatos que “adquirem” a cultura, ainda que desafiados por tarefas de transição, podem encontrar maior satisfação;

4. Digitalize os seus conhecimentos - O sucessor escolhido, ainda que mentalmente, tem de início o trabalho duro: repassar as lições que aprendeu por anos. Poderia pedir a alguém para entrevistá-lo, mas é preciso saber quais as perguntas certas a fazer. Despejar documentos sobre o candidato também não é o melhor: quem estiver treinando para se tornar CEO não vai ter tempo para vasculhar papelada;

5. Aproxime os candidatos dos clientes - Em muitas empresas, os CEO começam como vice-presidentes e avançam. Nesse caminho, no entanto, perdem a perspectiva de personagens importantes: os clientes. Pense nos principais relacionamentos comerciais que possui e teste os candidatos para que gerenciem esses contatos.