A Contabilidade Gerencial está directamente relacionada com a geração e disponibilização de informações para os administradores, ao passo que a Contabilidade Financeira está directamente relacionada com a geração e disponibilização de informações para os accionistas, instituições financeiras e outros que estão fora da organização.
A existência de uma empresa justifica-se, basicamente, no produto ou serviço que presta a comunidades/sociedade. Todavia, existem aspectos que não podem ser deixados de lado, como a geração de lucros em volumes suficientes para cobrir custos e possibilitar novos investimentos. A cúpula da empresa decide que produtos ou serviços colocar à disposição dos consumidores.
A área financeira, por sua vez, lida com decisões sobre planeamento, no sentido de atingir o objectivo de maximizar a riqueza dos proprietários. Como as finanças estão envolvidas em todos os aspectos operacionais da empresa, é comum e compreensível que qualquer deliberação necessite de informações da área financeira. E isso é muitas vezes fundamental no processo de tomada de decisão.