Uma boa gestão do tempo e da produtividade é necessária para todos os empreendedores e empresas que possuem uma grande carga de trabalho e precisam resolver problemas com inteligência. Gerir as tarefas de maneira eficaz faz com que se conquiste qualidade de vida pessoal e eleva os rendimentos da organização.
Por outro lado, aumentar os índices de produtividade sem precisar dispor de horas extras de trabalho trará uma nova perspectiva para a sua vida e para a empresa. Seguindo as orientações de gestão do tempo, é possível verificar que ficará impressionado com o que consegue realizar exactamente no mesmo tempo que dispõe hoje e nunca mais voltará para a rotina atribulada anterior. Para tal, é necessário ter em conta os seguintes aspectos:
1. Identifique os ladrões de tempo: E-mail, mensagens instantâneas, redes sociais. Tudo isso pode estar a roubar-lhe horas preciosas do seu dia de trabalho. Para se livrar destes verdadeiro ladrões de tempo precisa primeiro identificá-los. Observe a sua rotina e tente perceber quanto tempo demora com essas actividades. Muitas vezes não se percebe o quanto elas atrapalham, pois as misturamos com a produção, perdendo completamente o foco naquilo que nos leva à empresa; 2. Crie uma lista de tarefas diárias: A melhor maneira de combater os vilões da sua rotina é criar uma lista com as tarefas que precisam ser desempenhadas. Faça uma lista de absolutamente tudo o que precisa fazer na sua rotina diária, inclusive o tempo para responder e-mails, usar as redes sociais e etc). A ideia aqui é hierarquizar as suas tarefas e administrá-las de maneira estratégica;
3. Optimize as suas decisões: já reparou que até mesmo os chefes-de-Estados usam quase sempre as mesmas cores? Além de uma questão de estilo, manter um guarda-roupa pensado para cortar decisões do seu dia a dia, é importante. Como todas as roupas podem ser combinadas entre si, eles não perdem tempo a tomar esta decisão, tornado o processo de se vestir um hábito automático, e ganha tempo para fazer as outras coisas. Use esta estratégia para qualquer aspecto da sua vida ou da empresa.
4. Faça uma coisa de cada vez: O maior segredo de quem tem uma boa gestão do tempo e produtividade é não tocar na mesma tarefa duas vezes. Por isso, ao começar um novo trabalho, mergulho nele de maneira profunda até terminar. Faça o certo da primeira vez e não precisará fazer de novo as mesmas coisas repetidas vezes.