Valor percebido ou criação de valor empresarial são expressões comuns entre administradores, justamente por se tratar de um requisito chave para o sucesso de uma empresa. Diferente do que a expressão sugere (valor = preço), o que tratamos aqui é o valor agregado, ou seja, quanto o seu produto realmente vale para o consumidor final.
E como fazer para criar valor à marca e produtos oferecidos? É exactamente isso que vamos ensinar. Confira as 10 dicas para criar e aumentar o valor na sua empresa. E como fazer a criação de valor dentro de uma empresa? Esta pode ser uma tarefa difícil, mas acalme-se, separamos dicas que irão ajudá-lo:
1. Analise os concorrentes e descubra os diferenciais competitivos - Faça uma análise dos seus concorrentes em busca de diferenciais competitivos e que possam ser implementados na sua empresa para criar valor ao produto e serviço;
2.Entre na tendência - Tendências de valores para a população são boas formas de se diferenciar dos concorrentes;
3. Pós-venda gera valor - o serviço de pós-venda é pouco efectivo, sendo uma das principais reclamações pelos consumidores. Quando uma empresa consegue estabelecer um bom pós-venda a criação de valor acontece naturalmente;
4. Foque nas necessidades e problemas dos consumidores - Pare de pensar como comprador e passe a ver os seus consumidores como pessoas com problemas e necessidades;
5. Ofereça um ou mais agregado ao produto - Assim como oferece um produto, dezenas de concorrentes o fazem, a questão é, por que comprar da sua empresa?
6. Torne a sua marca diferente - Ser diferente é uma característica de valor, pois o diferencia dos concorrentes e, por mais que de forma singela ou “estranha”, chama a atenção dos consumidores;
7. Perca o produto e não o cliente - Vou dar-lhe uma dica de como gerar valor de forma simples e prática, fidelizando seus clientes. Quando um cliente tiver problemas e precisar dar uma solução, troque o produto de uma vez;
8. Programa de fidelidade pode ajudar a criar valor - Programas de fidelidade mostram aos consumidores que a empresa se preocupa em mantê-los contentes e junto à marca, isso por si só, já é um gerador de valor;
9. Criação de valor com prazos reduzidos - Esta é uma das estratégias para gerar valor à marca com melhores resultados, e talvez uma das que eu goste mais! A sua empresa trabalha com prazos, seja para atendimento ao cliente, compra, entrega do produto, entre outros;
10. Plano estratégico de criação de valor - Por fim, sugiro criar um plano estratégico de criação de valor ao invés de simplesmente implementar mudanças na empresa. Mudanças tendem a ser turbulentas, passar por resistência por parte das equipas ou falta de assimilação para executá-las. A solução é ter um plano estratégico com cronograma e bem explicado, para que todos os colaboradores entendam e tenham um “passo a passo” para seguir.