O principal diferencial do desenvolvimento de liderança é oferecera compreensão da forma-padrão de actuação do líder e o que esta gera nos liderados e análise de comportamento humano e definição de intervenções para mudança, para aumentar a eficácia na liderança.
O desenvolvimento de liderança é fundamental no processo de construção do líder efectivo. E se no passado os líderes se desenvolviam à medida das necessidades apresentadas pelas empresas.Hoje existem muitos cursos focados em aprimorar as competências de liderança que as organizações procuram e que os profissionais buscam para si. Isso inclui ainda desenvolvimento da capacidade dos colaboradores, reconhecimento e retenção de talentos, adequá-los à cultura organizacional e trazer os resultados planeados pela empresa.

Competências do líder

Todo profissional que deseja alcançar cargos de liderança deve obter competências essenciais como: comunicação clara e efectiva, boas relações interpessoais, saber orientar, delegar e acompanhar o trabalho dos seus colaboradores, compartilhar os seus conhecimentos, dar feedbacks construtivos e ser um exemplo de conduta dentro e fora da empresa.
A responsabilidade, o carisma, a criatividade, empreendedorismo e honestidade também são fundamentais neste processo de desenvolvimento de liderança. Na verdade, o grande objectivo do desenvolvimento de liderança é transformar o ambiente organizacional num local propício ao a superação dos colaboradores e o crescimento da empresa de forma conjunta é mais do que nunca fundamental. Com a globalização, a tecnologia, o imediatismo e a concorrência cada vez maior, alcançar e manter um lugar de destaque no mercado torna-se uma batalha diária. A figura do líder é essencial neste processo de construção de resultados e de desenvolvimento e motivação de pessoas. Entretanto, nem todos os líderes estão preparados para atender estas novas demandas. Nesse sentido, investir em treinamento de liderança e motivação é uma excelente alternativa, uma vez que os profissionais precisam ter motivações para fazer com excelência seu trabalho, e o termômetro da motivação é a atuação do líder.
Hoje são exigidas das lideranças novas competências e habilidades, uma vez que os modelos de liderança mudaram para acompanhar tanto a economia, hoje mais aberta, e com mais possibilidades de crescimento, quanto o perfil de novos profissionais, que buscam em seus superiores - novos conhecimentos, ampliar seus horizontes, motivação e apoio no desenvolvimento de suas carreiras.