O desenvolvimento de recursos humanos é uma ferramenta muito importante de ser utilizada no ambiente corporativo. Ela vai além do treinamento dos colaboradores e está relacionada com gestão de pessoas e do conhecimento, de forma integrada.
No mercado hoje, esse tipo de dinâmica é extremamente necessária e muito mais estratégica, uma vez que trabalha o desenvolvimento de habilidades individuais, mas aplicada ao contexto e aos interesses, tanto do funcionário quanto da empresa.
Na verdade, as necessidades de desenvolvimento de recursos humanos começaram a surgir em diversas empresas conforme as demandas e responsabilidades internas foram aumentando. Os gestores não conseguem abraçar tudo e então devem repassar para a equipa algumas responsabilidades e funções mais complexas.
Para que a qualidade do trabalho não fosse perdida, o mundo corporativo passou a investir em treinamentos e cursos para os colaboradores, para que esses estejam preparados para desempenhar essas novas tarefas e compromissos.
Além disso, essa é uma forma da empresa contribuir para o desenvolvimento profissional dos seus colaboradores, estimulando-os e motivando-os. A retenção de talentos hoje também está directamente relacionada com esse tipo de prática empresarial.
O desenvolvimento de recursos humanos faz-se com a educação corporativa, que traz benefícios incríveis para as empresas, a curto e a longo prazo, tais como a promoção do desenvolvimento individual e em equipa dos colaboradores, em aspectos pessoais, comportamentais e profissionais; em método que une gestão de pessoas com gestão de conhecimento e tem um óptimo custo-benefício para empresas de qualquer porte.
Por outro lado, ajuda a atingir as metas e objectivos da empresa; cria um ambiente corporativo saudável e estimulante; motiva o colaborador e faz com que o mesmo sinta que o seu trabalho a ser reconhecido e valorizado; além de retém talentos internos e reduz custos de contratação.
A empresa pode apresentar isso como um benefício ao colaborador, tornando-se mais competitiva no mercado para atrair novos funcionários, estimula o aprendizado e o compartilhamento do conhecimento entre os colaboradores e a satisfação pessoal, aumentando assim os níveis de produtividade no trabalho.