Uma equipa motivada é a chave de sucesso das vendas, indica o sítio cibernético “Consultor Azul”.
De acordo com a publicação, a equipa comercial constitui o elo de ligação entre uma determinada empresa e os seus clientes.
Para a publicação, essa relação não for motivadora para quem está na linha de frente, os resultados tendem a ficar muito abaixo do esperado.

Para diminuir este défice, a presente edição do JE, traz os principais elementos a ter em conta, para a gestão eficaz da equipa comercial.

1. Ambiente de trabalho ideal
Além da boa remuneração, o ambiente de trabalho deve corresponder às expectativas e oferecer conforto, comodidades e tranquilidade. Isso gera potencial para fazer com que a sua empresa dê um passo à frente entre as demais do ramo.

2. Promover a integração
Para se chegar a esse nível, requer que a equipa tenha um bom entrosamento.
Duas coisas fazem diferença para impactar no sentimento do grupo sobre o ambiente de trabalho, nomeadamente a confiança e empatia com os colegas.

É importante investir no fortalecimento das relações, especialmente no ramo de vendas, em que todo mundo é concorrente.
Deve-se criar momentos oportunos para que as pessoas possam interagir, oferecendo espaços de convivência e tentando reunir o grupo sempre que possível, especialmente para destacar resultados colectivos.

“O modelo de liderança também influencia bastante para o alcance das metas das empresas”, sublinha.
Para a publicação, o gestor que reconhece méritos, que incentiva e que faz cobranças de forma adequada sem perder a linha, pode ser o grande motivador da equipa.

3.Valorizar
Segundo indica, o grande segredo para encantar a equipa é sempre o investimento que é feito nela.Os principais são a remuneração compatível com o mercado, bonificações, comissão pelas vendas e benefícios atractivos.

“Outras formas de investir, como caprichar no ambiente de trabalho, também geram resultados. Mas um dos maiores investimentos que se pode fazer é a qualificação”, revela a publicação.

Deve-se aproveitar todas as oportunidades possíveis de treinamento, garantindo com que o pessoal ganhe capacitação.

4.Controlar as vendas
Com muito diálogo é possível identificar o que está a ir bem ou não na gestão, como é possível construir junto com a equipa um bom modelo de condução dos trabalhos e quais são as expectativas em termos de remuneração.

Esse diálogo vai apontar para ideias simples e fáceis de serem aplicadas, mas que para o grupo farão grande diferença. Para a publicação, ter uma ferramenta que controla as vendas é fundamental para o sucesso do sectores comerciais de sua empresa.Porém, sem uma equipa alinhada e disposta, o objectivo fica distante.

Deve-se aliar sempre bons recursos de venda aos bons vendedores, investindo neles pois isso, “significa investir na própria empresa”.