Aprenda a evitar atitudes que podem prejudicar a sua carreira, as relações laborais e promova um bom ambiente profissional, sem situações inconvenientes. Saibacomo evitar erros no trabalho:
1. Falta de pontualidade - ficou preso no trânsito ou atrasou-se, nada disso interessa para a empresa. Os funcionários devem fazer o possível e o impossível para chegar ao local de trabalho no horário, ou correm o risco de serem substituídos por alguém que o faça. Seja pontualpara evitar erros no trabalho;
2. Má apresentação - Todo o mundo deve trajar de acordo com o código de vestuário da empresa. Evite qualquer peça que possa ser interpretada como sensual e procure vestir com bom senso. Se trabalha numa loja de tênis, não é necessário usar terno. No entanto, se trabalha numa empresa de advogados, não apareçano escritório desajustado;
3. Má postura - A sua postura deve ser o mais profissional possível. Algumas empresas são tradicionais e agradecem que mantenha uma linguagem formal, descartando o uso de palavrões e gírias. Fale de maneira adequada;
4. Fofocas - Partilhar informação sem saber até que ponto este facto pode ser perigoso. Se o que ouviu não contribui para o sucesso da empresa, descarte já o tema. Pior ainda, essa fofoca pode prejudicar alguém que está a tentar sobreviver ao local de trabalho. As pessoas têm dois ouvidos, mas apenas uma boca: oiça mais e fale menos;
5. Mentiras - Se alguém descobre que passou uma mentira no trabalho, vai acabar se prejudicando para sempre. Não destrua a sua credibilidade e adopte uma postura de honestidade e franqueza com os seus colegas e com o chefe;
6. Uso inapropriado dos recursos da empresa - A empresa paga aos funcionários para trabalhar.Assim sendo, é proibido usar o tempo e o computador da empresa para bater papo e ver as novidades nas redes sociais. Esse tipo de actividades dispersa a sua atenção e diminui a produtividade, por isso mantenha o seu foco nas tarefas;
7. Demasiada descontração - O bom profissional consegue diferenciar a distração da boa disposição. Evite ser o palhaço da empresa, sempre contando piadas e desconcentrando os colegas. Se quiser, pode até ser engraçado na pausa de almoço, mas não durante o horário;
8. Assédio - O assédio é um erro profissional terrível. Seja moral ou sexual, de qualquer forma pode prejudicar a sua reputação e até dar despedimento. Nunca se aproprie de ideias que não são suas, nem sugira relações íntimas com colegas de trabalho. O assédio moral e o assédio sexual dão direito a processocriminal, por isso seja correcto;
9. Desequilíbrio emocional - Se não consegue controlar as suas emoções, os seus colegas e seu chefe vão pensar que é imaturo e desequilibrado. A pressão pode ser difícil, mas tente desenvolver técnicas anti-estresse como respirar fundo e apertar uma bolinha macia;
10. Manifestação excessiva de afectos - Se se relaciona com um chefe ou com um dos colegas, evite demonstrar posturas afectivas na empresa. O grau de intimidade fora da empresa é irrelevante, mas no ambiente profissional tem que segurar esse tipo de manifestações.