O relacionamento bem-sucedido com os fornecedores requer informação nos dois sentidos, recomendações, métricas e incentivos. Os profissionais devem adoptar as seguintes estratégias para gerir os fornecedores ao longo do processo do contrato, que passam pelos seguintes elementos:
1. Entender o custo e o valor de toda a cadeia - sem uma compreensão completa de todos os custos, de matérias-primas através do produto final ou serviço e o valor fornecido por cada fornecedor no processo, um fornecedor não pode ser avaliado;
2.Perceber o fornecedor numa dupla perspectiva - uma verdadeira parceria aproveita o custo de produção total em benefício de ambas as partes;
3. Aceitar a responsabilidade - solicitar encomendas de fornecedores com prazos aceitáveis e sem repetidas alterações. Se todas as encomendas requererem tratamento de urgência, o relacionamento nunca vai funcionar;
4. Incorpore acordos de níveis de serviço e métricas adequados - uma relação baseada num aperto de mão é muito mais provável encontrar os problemas do que aquela em que as expectativas são claramente estabelecidas e acordadas;
5. Gaste igual tempo no alinhamento de incentivos e sanções - é natural que se preocupe com a pior das hipóteses, mas uma boa utilização dos activos ou quando a produção é optimizada devem ser a base de melhoria da proposta de valor para ambas as partes;
6. Partilhar informações críticas tão cedo quanto possível - a partilha constante de informações, com segurança e confidencialidade, é essencial para a gestão com êxito da relação com o fornecedor;
7. Planear para possíveis exceptativas todos os dias - tente acordar antecipadamente sobre como eventuais emergências serão tratadas e analisar porque ocorrem para que o número de emergência seja minimizado;
8. Planear para contingências importantes - eventos inevitáveis que forçam a cadeia de abastecimento devem ser planeados e praticados com muita antecedência;
9. Criar expectativas que recompensem a honestidade - como nos relacionamentos pessoais, o melhor relacionamento com os fornecedores exige honestidade quando ocorrem excepções às operações normais;
10. Faça reuniões de relacionamento com valor - as reuniões devem centrar-se sobre as questões críticas, áreas para melhoria da relação com fornecedores e discussões sobre como o departamento de compras pode melhorar o relacionamento.