O factor de sucesso de uma empresa é definido como sendo o seu ponto estratégico frente aos demais concorrentes do mercado e está completamente ligado à vantagem competitividade que os empresários encontram para consolidar-se como uma empresa bem estruturada e competitiva no mercado.

Factores competitivos
Tendo em vista a visão das empresas, o seu produto e ou serviço deve ser a melhor opção de escolha do mercado adequando-se às necessidades dos clientes, demonstrando todas as suas características, seja por consequência do preço, qualidade ou logística, a empresa tem que fazer o seu melhor para atingir os objectivos esperados dentro do mercado.
Partindo desse ponto, surge a dúvida onde cada empresa deve definir com precisão o seu factor de sucesso que a faz ser diferente das demais nesse mercado tão competitivo onde a cada dia surgem mais e mais empresas.
As vantagens competitivas estão necessariamente ligadas a diferenciais que proporcionam um ganho para o consumidor. Isso pode ocorrer por meio de um custo menor de produção, de estruturas enxutas, de criatividade no processo de obtenção do produto ou serviço de menor custo e, consequentemente, de menor preço final.
Por outro lado, as exigências dos clientes que são chamados de factores competitivos, estão ligados ao que os consumidores mais valorizam, que são o preço baixo, a qualidade alta, a entrega rápida, confiável, produtos e serviços inovadores, a ampla gama de produtos, a habilidade de mudar a quantidade ou prazo de entrega dos produtos e serviços.
Os factos mencionados acima retratam bem o cenário de empresas que trabalham com produtos do género alimentício, onde existem inúmeros empresários que priorizam os seus objectivos com base nessas exigências dos consumidores, seja através dos custos, qualidade, rapidez, confiabilidade ou flexibilidade. Esses pontos citados acima se caracterizam como uma tradução dessas necessidades onde todos os factores são importantes, por isso, cabe à empresa escolher bem o seu principal factor competitivo, que mudam de empresas para empresas.
Depois de identificar o diferencial competitivo, a empresa constrói a sua imagem em benefício dessa vantagem através dos meios de divulgação adequados ao seu público alvo. A mesma deve estabelecer o foco, a empresa precisa trabalhar em conjunto com os demais factores, mesmo que em menor proporção, todavia, esses podem influenciar significativamente a produção e a lucratividade da empresa.
Os factores empresariais são aqueles determinantes nos quais a empresa possui maior controlo. Tais factores estão relacionados às competências internas da organização e exercem pouca ou nenhuma influência sobre o ambiente externo, como variáveis estruturais e sistémicas.
Os factores empresariais podem promover e garantir competitividade para muitas empresas, e como dizem respeito às capacidades internas da organização, podem desenvolver competências de difícil adaptabilidade ou de difícil replicação. Em empresas com alta intensidade de inovação e de geração de conhecimento, como EBT’s, os factores empresariais parecem ser capacidades essenciais para a competitividade.